Após o Campeonato Brasileiro de Mirins em Joinville (SC), a Sociedade Hípica Paranaense recebe o Brasileiro das categorias Junior (14 a 18 anos - 1.40 metro ) e Pré-junior (14 a 16 anos - 1.30 metro), entre 9 a 12/7, e na semana que vem o de Young Riders (16 a 21 anos - 1.45 metro). Além da corrida pelo título brasileiro, as disputas definem a escalação final dos Times Brasil rumo ao Americano de Mirins, Pré-juniores e Juniores e Sul Americano de Young Riders, entre 7 e 12/10, em Santiago, no Chile.
Esse final de semana, na Sociedade Hípica Paranaense, além dos treinadores particulares, acompanham o desempenho da nata jovem Jean Maurice Bonneau, técnico das equipes brasileiras de Salto, Caio Sérgio de Carvalho, coordenador de Salto da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) e Constantino Scampini, diretor das categorias de base da CBH. Na armação dos percursos está o course-designer top internacional Luc Musette, especialmente vindo da Bélgica.
A nata jovem do Brasil cada mais afiada e equiparada ao nível top internacional. Na imagem o cavaleiro pré-junior Frederico Antelo
"O nível das armações está elevadíssimo e, segundo o Luc Musette, está se aproximando do grau de dificuldade na Europa. Para ele a evolução técnica dos conjuntos , depois de um ano que ele veio da última vez, é bem nítida", comenta Constantino.
"O Caio junto com os demais integrantes da comissão técnica e o Jean Maurice estão acompanhando todos os conjuntos em prova e avaliando as performances de cada um para podermos finalizar as convocações para o Chile", acrescenta o dirigente.
Vale lembrar que a campanha brasileira na competição. Na edição 2013 do evento na Argentina, o Brasil levou quatro medalhas de ouro com Laura Ramos Rait, mirim, João Pedro Scafuro, pré-junior, Giulia Scampini, junior, e Guilherme Saraiva, young rider. Na mesma competição entre outros pódios, os times Brasil tiveram 100% de aproveitamento arrematando ouro e prata por equipes nas quatro categorias.
O projeto da CBH para a formação de novos atletas para as principais disputas internacionais como Jogos Pan-americanos e Olímpicos está sendo viabilizado com apoio do Ministério do Esporte além dos próprios recursos da CBH.
Fonte: CBH CMay; imagem: Luis Ruas