Na sexta-feira, 18/7, a 2ª parcial individual individual e final por equipes movimentou o Campeonato Brasileiro de Young Riders (16 a 21 anos), categoria de mais alto rendimento na base do esporte, na Sociedade Hípica Paranaense. A disputa também é válida para formação das equipes brasileiras do Sul-Americano de Young Riders que acontece junto com o Americano das categorias Mirim, Pré-junior e Junior, entre 7 e 12/10, em Santiago, no Chile.
Na disputa por equipes o time de São Paulo dominou o placar e garantiu a medalha de ouro com Kitaro / Challenger JMen, Thiago Aquino de Arruda Martins / Anneline, Luis Antonio Piva Filho / Cavalleria Toscana Zaterdag e Daniela Aquino de Arruda Martins / Zarisma. Os jovens talentos da Federação Paranaense foram prata.
Comemoração e confraternização no pódio das equipes do Brasileiro de Young Riders; imagem: Luis Ruas / CBH
Nos dois percursos idealizados por Sérgio Vilaça Freitas, somente o cavaleiro paulista Rafael Rodrigues Moderno com Delgrange El Sancto, 6º colocado no Brasileiro de Juniores em 12/7, garantiu duplo zero falta sagrando-se vencedor da prova. Um resultado que lhe garantiu a vice-liderança na competição com 3,45 pontos perdidos rumo a Final Individual nesse domingo, 20/7.
Rafael Moderno com Delgrange El Sancto: vice-lider da competição
A liderança da competição é do paulista Fernando Chiarotto Penteado com seu Arriminum TW, vice-campeão brasileiro junior 2014, que fechou a 2ª parcial com apenas 1 ponto perdido e somado a seu resultado do 1º dia assumiu a ponto com apenas 2,31 pontos perdidos.
Fernando Penteado e Arrimiunum em clique durante o Brasileiro de Juniores mostrando força total rumo a Final do Young Riders
Também com menos de duas faltas, 6,19 pontos perdidos, o brasiliense que defende São Paulo Kitaro Bemfica com Challenger JMen vem em 3º lugar, 6,19 pontos perdidos.
Parcial Individual após 2ª prova
1º Fernando Chiarotto Penteado / Arriminum TW - FPH - 2,31 pp
2º Rafael Rodrigues Moderno / Delgrange El Sancto - FPH - 3,45 pp
3º Kitaro Baldaia Bemfica / Challenger JMen - FPH - 6,19 pp
4º Luis Antonio Piva Fº / Cavalleria Toscana Zaterdag - FPH - 8,35 pp
5º Daniela Aquino de Arruda Martins / Zarisma - FPH - 10,45 pp
6º Yasmin Almendros Marinho Santos / Piaf de Quintin - FAHI - 11,03 pp
Equipes Brasileiro de Young Riders
Campeã - Federação Paulista de Hipismo - 21 pontos perdidos
Kitaro Baldaia Bemfica / Challenger JMen
Thiago Aquino de Arruda Martins / Anneline
Luis Antonio Piva Filho / Cavalleria Toscana Zaterdag
Daniela Aquino de Arruda Martins / Zarisma
Vice-campeã - Federação Paranaense de Hipismo - 79,64 pp
Daniela Miró de Campos / Sting
Yuri Borges / Annyrose
Maria Agusta Pinto / Caretina V/H Roelhof Z
Thalison Diego Soares da Silva / Eloi C
Fonte: C.May com fotos: Luis Ruas / CBH