Montando Gigante, Luis Henrique Rodrigues, de 13 anos, representante da Federação Paranaense de Hipismo, sagrou-se Campeão Brasileiro de Escolas, no domingo, 20, em uma final disputadíssima, na Sociedade Hípica Brasileira.
Dos 15 conjuntos que terminaram os três percursos regulamentares da categoria Principal sem faltas, 11 se classificaram para o desempate por estarem dentro da faixa de tempo estipulada. Nesta volta final, além de zerar o percurso reduzido, ganhava quem ficasse mais perto do tempo ideal que só foi divulgado depois da passagem de todos os concorrentes. Ou seja, teve suspense e muita emoção até o último minuto.
Geração futuro do hipismo no pódio da categoria principal do Brasileiro de Escolas
A vitória de Luis Henrique, que monta há dois anos na escolinha da Sociedade Hípica Paranaense, foi muito festejada. Mãe, filho e amigos choraram depois do anúncio do resultado."Não tenho nem palavras para descrever o que estou sentindo”, conseguiu sussurrar o campeão, entre soluços. Ao ser perguntado se ia subir de categoria ela disse: “agora vou ter que subir, não é?”
Luis Henrique Rodrigues e Gigante rumo a vitória
O vice-campeonato coube a amazona do Rio de Janeiro, Betina Ferreira que apresentou Chanteclair e a medalha de bronze foi para Vera Gonzales de Queiroz Ferreira e Karenina, pela Federação Paulista de Hipismo.
Na série intermediária sagrou-se campeã Vivian Katherine Park Kang, que montou Rebel Classi pela Federação Paulista de Hipismo e, de quebra, levou o título a mascote do evento. Ela encantou a todos com sua garra e equitação apurada apesar do pequeno tamanho.
A pequena grande campeã Vivian Katherine Park Kang com Rebel Classi
A vice-campeã brasileira é a representante da Bahia, Larissa Piedade, com CS Ninja. Na Copa Brasil, o CSN na altura de 60cm disputado paralelamente ao Campeonato Brasileiro, foi Arthur Arruda com Biagui, do Rio de Janeiro e o vice-campeonato ficou com Pedro Monteiro da Cruz, que montou Garrincha, por Brasília.
Os campeões da categoria Intermediária em clique para posterioridade
A atração do intervalo das finais, neste domingo, foi a apresentação do medalhista olímpico Luiz Felipe de Azevedo. Ele demonstrou como deve ser a conduta com o cavalo na prova e mesmo no dia-a-dia, desde a saída da cocheira até o final do aquecimento para a competição. Depois, fez uma apresentação de salto e montou junto com a mais nova pequena grande campeã Brasileira da Categoria Escola Intermediária, a representante de São Paulo, Vivian Katherine Park Kang.
O medalhista Felipinho Azevedo prestigiou a geração futuro
O Campeonato Brasileiro de Escolas com a chancela da Confederação Brasileira de Hipismo, que contou com a presença do presidente da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) Luiz Roberto Giugni e Pedro Cordeiro, delegado técnico da CBH, teve organização da Federação Equestre do Estado do Rio de Janeiro e patrocínio do Sportv, Multiplan e CARIOCA – C. Nielsen Engenharia, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e apoio da SHB e Maison du Cavalier.
Resultados finais
Copa Brasil - 0.60 metro
Campeão Arthur Arruda com Biagui / FEERJ
Vice-campeã Pedro Monteiro da Cruz com Garrincha / FHBR
3º Ianca Cesar Resende com Top Team Cebolinha / FHMG
Brasileiro de Escolas Intermediária - 0.80 metro
Campeã Vivian Katherine Park Kang com Rebel Classi / FPH
Vice-campeã Larissa Ribeiro Piedade com CS Ninja / FHBA
3º Renata Lustosa Vieira com CHP Expresso Oriente / FHBr
Brasileiro de Escolas Principal - 0.90 metro
Campeão Luis Henrique Rodrigues com Gigante / FPrH
Vice-campeã Betina Ferreira com Chanteclair / FEERJ
3º Vera Gonzales de Queiroz Ferreira com Karenina / FPH
Resultados completos aqui
Fonte: CPC - Comunicação - Christiane Paiva Chaves ; fotos: Emerson Emerim / divulgação