A partir dessa terça, 20/8, o Hipismo brasileiro volta suas atenções para Nanquim, na China. A amazona Bianca Rodrigues, vice-campeã americana da categoria Junior 2013, entra em pista para defender o Brasil nos Jogos Olímpicos da Juventude, competição que acontece até o dia 28 de agosto. A jovem paulista de 18 anos é a única representante do país na modalidade.
Bianca Rodrigues com Abernante, conjunto vice-campeão americano junior 2013, em prova no Clube Hípico de Santo Amaro, em 10/8; imagem: Luis Ruas
Pelo regulamento da competição, os atletas não poderão saltar com seus próprios cavalos e os conjuntos devem ser definidos por sorteio, que foi realizado durante o final da semana passada. Bianca Rodrigues tentará uma medalha para o Brasil com a égua alemã La Gomera e já fez o primeiro treino com ela na sexta-feira, 15/8.
Antes de partir para a China, Bianca passou algumas semanas na Europa com o seu técnico Tony Fortino treinando com diversas montarias para se adequar ao regulamento dos Jogos Olímpicos da Juventude. A estreia da amazona nesta terça-feira 19/8, é na disputa por equipes envolvendo conjuntos do mesmo continente e a final será no dia 20. A partir do dia 23 tem início a disputa individual, em que todos os atletas entram na pista com os resultados anteriores zerados. Ao todo 30 países estão competindo no Hipismo e a final individual será no dia 24 de agosto.
Na primeira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, em 2010, em Cingapura, o campeão foi o uruguaio Marcelo Chirico, que monta em Porto Alegre, e o brasileiro Guilherme Foroni garantiu a 9ª colocação.
A segunda edição dos Jogos Olímpicos da Juventude tem no calendário de disputa 28 modalidades esportivas e tem a participação de aproximadamente três mil atletas entre 15 e 18 anos. O Brasil é representado por 97 atletas, a segunda maior delegação da competição, em 24 modalidades.
Para saber mais sobre a amazona confira o perfil dela no site do Time Brasil.
Fonte: MKT Mix Comunicação