Neste sábado, 30/08, o Brasil tem dois atletas na final de Rédeas
Caen ( França) - Nesta sexta, 29/8, Ruy Fonseca foi o único representante da equipe brasileira nos Jogos Equestres Mundiais, na Normandia, participando do segundo dia das provas de adestramento do Concurso Completo de Equitação. O experiente cavaleiro paulista teve o melhor resultado do Brasil. No dorso de Tom Bombadill Too somou 70.55% terminando na 11ª colocação. A liderança do CCE está com a alemã Sandra Auffarth / Opgun Louvo com 76.67% de aproveitamento, seguida do britânico William Fox-Pitt/Chili Morning com 75% e por Jonathan Paget / Clifton Promise, da Nova Zelândia com 74.67%. Alemanha, Nova Zelândia e Estados Unidos são os três primeiros colocados respectivamente na disputa por equipes. O Brasil está na 13ª posição, ressaltando que o time brasileiro está competindo sem descarte após a lesão da égua do cavaleiro Márcio Jorge.
Ruy Fonseca e Tom Bombadill Too no picadeiro de Adestramento, que abre a modalidade CCE, seguido pelo Cross-Country e o Salto
"Estou feliz com o resultado. Nunca tivemos um apoio da CBH e de patrocinadores como estamos tendo agora no nosso esporte e, com isso, os resultados aparecem. Não sou eu, mas o time todo está com estrutura e a nossa Confederação está distribuindo o foco para outras modalidades. Assim passamos a ser competitivos", disse Ruy, que disputa Jogos Equestres Mundiais pela quatra, além de duas Olimpíadas e dois Jogos Pan-Americanos.
O Concurso Completo de Equitação contempla o adestramento, cross country e salto. Amanhã, a expectativa é de 50 mil pessoas para a disputa do Cross Country no Haras du Pin, também conhecido como Palácio de Versalhes dos cavalos. Construído sob o reinado de Luís XIV, a propriedade se estende ao longo de 1.000 hectares e é a maior das 20 coudelarias do governo francês. Os 91 conjuntos entram em ação novamente para o terceiro dia de competição e no domingo, 31/8, a prova de Salto vai definir as medalhas por equipe e individual no estádio D’Ornano, em Caen.
Os Jogos Equestres da Normandia estão distribuindo vagas para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio 2016. Alemanha, Grã-Bretanha e Holanda foram os países que conquistaram vagas até agora tanto no Adestramento quanto no Adestramento Para-equestre. A próxima modalidade a classificar para o Rio é o CCE, no domingo, com seis equipes.
Neste sábado, o Brasil tem dois representantes na final de Rédeas: Paulo Koury e Gilson Vieira Filho. Este já é o melhor resultado da história da modalidade para o Brasil, com dois cavaleiros entre os 21 melhores de um Mundial. Por equipes, o Brasil repetiu o feito do último Jogos, na sétima colocação.
Fonte: MKT Mix Comunicação ; imagem: Luis Ruas / CBH