Com a melhor apresentação entre as 31 equipes, Brasil salta da 12ª para a 5ª posição e a pouco mais de duas faltas da líder Holanda; Cinco equipes se classificam para os Jogos Olímpicos do Rio amanhã
Caen (França) - Nada como um dia após o outro. Depois do início difícil ontem, a equipe brasileira deu a volta por cima e segue sonhando com a inédita medalha por equipes nos Jogos Equestres Mundiais. O Brasil foi a equipe com o melhor resultado nesta quarta 3/9, fazendo três percursos limpos e outro com apenas uma falta, saltando da 12ª para a 5ª colocação, 12.95 pontos perdidos, na classificação geral. A Holanda está na liderança com 4.83, seguida dos Estados Unidos com 8.72 e Alemanha com 8.82.
Rodrigo Pessoa e Status mais uma vez fecharam a rodada brasileira sem faltas garantindo a 5ª colocação parcial no placar das equipes
O paulista Pedro Veniss / Quabri de L Isle foi o primeiro brasileiro a entrar na pista do Estádio D`Ornano e cometeu uma falta. "O percurso hoje está mais técnico do que o de ontem. Meu cavalo saltou bem, eu é que não cheguei da maneira certa no triplo e acabamos fazendo a falta", comentou Pedro.
Pedro com Quabri d Isle
Depois foi a vez de Doda Miranda / AD Rahmannshof's Bogeno e como ele havia prometido, fez um percurso sem faltas. "Acho que foi o zero pontos mais importante da minha vida. A minha queda de ontem quando a equipe contava com um resultado positivo meu, foi um baque grande. Mas ao receber todo o apoio da minha família, dos meus companheiros de equipe consegui buscar forças para entrar na pista hoje e fazer este percurso sem faltas. O carinho do público comigo aqui, também me fortaleceu. Eu tive muita fé e pedi a Deus para tudo o que eu aprendi e me dediquei até hoje, eu pudesse mostrar na pista aqui. E com o cavalo maravilhoso que tenho, foi muito importante ter dado esta pista para os brasileiros e para os meus companheiros de time. Não deixei que a minha dor de ontem atrapalhasse a equipe", disse Doda emocionado.
Doda e AD Rahmannhof´s Bogeno deram a volta por cima e fizeram pista limpa no segundo dia de competição
"Acho que o que aconteceu comigo serve de lição para todo mundo. Temos que ter tranquilidade e acreditar, encontrar a garra e seguir adiante", completou o medalhista olímpico.
O maranhense Marlon Zanotelli montando AD Clouwni foi o terceiro conjunto verde e amarelo a disputar a prova com obstáculos a 1.60m e arrancou aplausos da torcida com um belo zero pontos.
Marlon e AD Clowni em apresentação perfeita
"Estou muito contente com o percurso do meu cavalo. Hoje eu sabia que era uma prova melhor para ele. Só de estar aqui já é um sonho realizado para mim, mas dentro da pista procuro não pensar que é um Mundial e sim um concurso qualquer", contou Marlon que ao sair da pista comemorou bastante o resultado com Doda Miranda. " Eu falei para o Doda que ele era o cara da equipe. Ontem chocou a gente com aquela queda e hoje fez um percurso incrível. Estou muito feliz em fazer parte desta equipe que está muito unida", completou o maranhense.
O campeão olímpico e mundial Rodrigo Pessoa / Status fechou a participação da equipe brasileira, que precisava fazer um percurso limpo para garantir o Brasil no Top 5. E dos 150 conjuntos que disputaram a prova de hoje apenas 20 fizeram zero pontos, entre eles três brasileiros ( Doda, Marlon e Rodrigo).
"Eu entrei confiante e o meu cavalo respondeu super bem. Sabíamos que precisávamos destes três zeros para seguir na briga. Ontem tínhamos perdido uma batalha mas não a guerra e fizemos hoje o que a gente tinha que fazer. Agora é tentar melhorar ainda mais um pouco amanhã, mesmo sabendo que será um percurso bastante difícil", disse Rodrigo Pessoa.
As 10 melhores equipes se classificaram para a final. Holanda, Estados Unidos, Alemanha, França, Brasil, Canadá, Suécia, Irlanda, Colômbia e Ucrânia irão disputar o título, além das cinco vagas para os Jogos Olímpicos do Rio ( a exceção do Brasil que já está classificado por ser país sede). No individual, 50 cavaleiros disputam a prova amanhã e o Brasil está com Rodrigo Pessoa em 15º, Marlon em 22º e Pedro Veniss em 31º. Os 30 melhores conjuntos na prova desta quinta, classificam para sábado, 6/9 e os quatro melhores vão para o rodízio final no domingo, 7/9.
Um acidente com o chileno Tomas Correa deixou o público apreensivo depois que ele caiu do seu cavalo Underwraps no obstáculo de número nove e foi levado ao hospital de ambulância. Segundo informação da FEI, ele está consciente e está fora de risco de morte.
Fonte: MktMix Assessoria de Comunicação; fotos: Luis Ruas / CBH