O neozelandês Mark Todd está no Brasil para mais uma etapa de treinamentos com os principais atletas de Concurso Completo de Equitação (CCE) do país. Até o próximo domingo, 21/9, o treinador da equipe brasileira de CCE promove uma clínica para 15 cavaleiros e amazonas (entre titulares, reservas e jovens das categorias de base) no Regimento de Cavalaria Mecanizada Forte Anhanguera, em Pirassununga, e acompanha os competidores no concurso internacional que acontece durante o fim de semana.
Após os Jogos Equestres Mundiais 2014, o bicampeão olímpico Mark Todd está de volta ao Brasil para mais uma clínica. Na foto o cavaleiro top brasileiro Marcio Jorge Carvalho com o treinador da equipe brasileira
Entre os atletas que participarão da clínica estão alguns dos principais nomes do CCE nacional, como Gabriel Cury, Ruy Fonseca e Marcio Jorge Carvalho, que integraram a equipe do Brasil nos Jogos Equestres Mundiais, Guega Fofanoff, Marcio Appel, Gustavo Pagoto, Natalia Khouri e Ana Paula Perracini. Para completar o quadro de 15 participantes, o técnico convocou cavaleiros reservas da equipe principal, além de jovens atletas das categorias de base que vêm se destacando nas provas internacionais realizadas no Brasil.
Esta é a segunda vez que Mark Todd vem ao Brasil em 2014. Em junho, ele esteve em Barretos, também em São Paulo, para uma clínica com os principais cavaleiros da equipe de CCE para a preparação final para o Mundial de Hipismo. Desta vez, o objetivo é fazer alguns ajustes na equipe e começar a elaborar as estratégias para as próximas competições internacionais, como o Campeonato Sul-Americano de CCE, que acontece no final de novembro, e os Jogos Pan-Americanos de Toronto, em 2015. Lembrando que todas essas atividades fazem parte da preparação da equipe para os Jogos Olímpicos Rio 2016.
O CCE brasileiro vem evoluindo bastante nos últimos anos e a chegada de Mark Todd como técnico da equipe, em 2013, consolidou o trabalho consistente que a Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) faz para o desenvolvimento da modalidade. Nos Jogos Equestres Mundiais da Normandia, no mês passado, a equipe do Brasil terminou em sétimo lugar, o melhor resultado na história na competição, superando países com tradição no esporte como Nova Zelândia, Estados Unidos e Bélgica.
As clínicas realizadas ao longo do ano com os técnicos internacionais de Hipismo são uma iniciativa da CBH para o desenvolvimento do esporte nacional em parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro e o Ministério do Esporte.
Sobre Mark Todd
Considerado um dos melhores atletas da categoria no mundo, Mark Todd é dono de seis medalhas olímpicas, sendo a última, bronze por equipes, conquistada em Londres-2012. Foi campeão olímpico pela primeira vez nos Jogos de Los Angeles, em 84, e na edição seguinte, em Seul, conquistou o bicampeonato individual e a medalha de bronze por equipes. Em Barcelona 92 foi medalha de prata por equipes e em Sidney 2000 garantiu o bronze na disputa individual. Além disso, o neozelandês venceu diversas vezes os Jogos Equestres Mundiais e quatro vezes a competição de Badminton, considerada uma das provas de CCE mais difíceis do mundo.
Colaborou Claudia Leschonski
Fonte: MktMix Assessoria de Comunicação