A edição 2014 do Campeonato Brasileiro de Salto para Amadores (cavaleiros e amazonas não profissionais) no Clube Hípico de Santo Amaro (SP), entre 26 e 28/9, foi um marco. Estima-se que desde 1984 quando foi criado o Brasileiro de Salto para Amadores (então com nome de categoria Proprietários) até 2013, as 315 inscrições são uma marca recorde com destaque para as 73 participações na categoria principal, Amador Top, a 1.30 metro.
Todos os percursos tiveram assinatura da course-designer internacional Lucia Faria de Alegria Simões. “Acho que foi muito bom, tivemos um número ótimo concorrentes. É muito importante e bacana ver tanta gente aficionada pelo esporte”, destaca Lucia.
Vitoria Rabello Nolli com CHJR Smile: campeã brasileira Amador Top
Dos 315 inscritos 73 largaram no Amador Top, 1.30 metro, 63, Amador, 1.20 metro, 86, e Amador A, a 1.10 metro, 93. Após as finais por equipes, no sábado, 27/9, em que Brasília e o Rio Grande do Sul levaram dois ouros, todas finais individuais – disputadas na nova pista de areia Cel Renyldo Guimarães Ferreira – foram acirradíssimas com desempate pelas medalhas de ouro, prata e bronze.
“No primeiro dia fiz uma armação suave e no segundo, selecionamos mais um pouco. Assim a prova final não teve que ser muito forte. Devido a chuva no primeiro dia, mudamos as finais para areia e acabou dando tudo certo. Acho que funcionou muito bem”, analisou Lucia. Veja como ficaram os pódios.
Decisão individual
Na categoria Amador Top, oito chegaram zerados a prova final e quatro mantiveram-se zerados após a terceira prova. Dois voltaram a zerar o desempate: sagrou-se campeã a mineira Vitoria Rabello Nolli montando CHR Smile, 32s41, e o brasiliense Marco Antonio Modesto Filho com PHBR Simon Templer VDL, foi vice, 33s68.
Na categoria Amador, 12 viraram sem faltas e ao final da terceira prova cinco conjuntos sem um único ponto perdido, garantiram mais um desempate que levantou a torcida na arquibancada do Clube Hípico de Santo Amaro. Sem faltas, 33s34, a baiana que defende São Paulo Flávia César Mendonça conquistou o bicampeonato 2009/2014. Sagrou-se vice-campeão o premiado ginete carioca João Roberto Marinho montando Made in Rouge em mais um percurso sem faltas, 34s85.
A campeã da categoria Amador Flávia Mendonça com Warlod; img: Duílio Andrade
Dos 12 conjuntos zerados antes da prova final Amador A e sete seguiram sem faltas após terceira prova. Já no desempate dois voltaram a zerar com dobradinha brasiliense a cargo de Pedro Henrique Comary de Oliveira apresentando Contera e Felipe Pereira da Cunha montando Cleopatra em 27s25 e 28s60.
A merecida comemoração do campeão Amador A Pedro Henrique Comary de Oliveira; img: Tupa Vídeo
Na categoria Amador B, nada menos que 19 conjuntos foram para prova final zerados e 12 mantiveram-se nessa condição após a 3ª prova levando a decisão ao desempate em que cinco garantiram mais um percurso sem faltas. A gaúcha Renata Bau sagrou-se campeã montando Perissat, sem faltas, 29s42, e o sempre competitivo paulista Antonio Manoel Lopes Sanches com Barochan Bruno foi vice, pista, 31s09.
Renata Bau montando Perissat: campeã Amador B; img: Duílio Andrade
Missão cumprida
“O evento superou as nossas expectativas e ficamos muito satisfeitos. Agradecemos a todos: concorrentes, público e também aos nossos patrocinadores. Esperamos a todos nos próximos eventos em nosso clube”, destaca William Almeida, novo presidente da entidade anfitrião.
Em paralelo ao campeonato não faltaram concorridas noites de happy hour, música ao vivo com direito a comida japonesa a cargo do restaurante Naru. Patrocinaram o evento Corsage, Spa Sete Voltas, Sanol Dog, Ceratti, Best Choice, Fogo de Chão, Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo de Hipismo, Magnetic Pet, Vida Bela e Hotel Prodigy Berrini.
Veja a seguir os pódios completos
Amador Top
Comemoração no pódio da categoria Amador Top com familiares, dirigentes e Luiz Roberto Giugni, presidente da CBH, à esquerda
Campeã Vitoria Rabello Nolli / CHR Smile – FHMG – 0 pp – 0/32s41
Vice Marco Antonio Modesto Filho / PHBR Simon Templer VDL – FHBr – 0 pp – 0/33s68
3º Tais de Souza Arruda / Top Horse Deja Vu – FPH – 0 pp – 4/33s90
4º Igor Porto Pereira / PHBR Electra – FHBr- 0 pp – 4/40s44
5º Rafaella Medeiros Muller / Roger Moore Z – FHBr – 4 pp
6º Alexandre Silva e Silva / WS Kandanora Z – FPH – 4 pp
Amador
Campeã Flávia Cesar Mendonça / Warlod – FPH – 0 pp
Vice João Roberto Marinho / Made in Rouge – FEERJ – 0 pp
3º Michel Piveta Assumção / Ufa Boy Vila Fal – FPrH – 0 pp
4º Cel Marcus Machado Couto / QH Concerta – CDE – 0 pp
5º Diogo Vontobel Breyer / Soberno do Jarau – FGEE – 0 pp
6º Priscila Mariano Luminatti / SPS Une Victorie ML – FEERJ – 4 pp
Amador A
Os campeões da categoria A com Kiko Mari, Toninho Sanches, Rodolph Figueira de Mello, William Almeida, Ricardo Maffei e Barbara Ceratti
Campeão Pedro Henrique Comary de Oliveira / Contera – FHBr – 0 pp – 0/27s25
Vice Felipe Pereira da Cunha / Cleopatra – FHBr – 0 pp – 0/28s60
3º Miriam Maffei / Riva Bella JMen – FPH – 0 pp – 4/27s33
4º Miriam Maffei / Country Kate – FPH – 0 pp – 4/28s75
5º Luana Germano / GR Canel – FGGE – 0 pp – 4/30s10
6º Marcelo Gonçalves Lemos / Lhama – FEERJ – 0 pp – 4/32s50
Amador B
Só alegria no pódio da categoria Amador B
Campeã Renata Bau / Perissat – FGEE – 0 pp – 29s42
Vice Antonio Manoel Lopes Sanches / Barochan Bruno – FPH – 0 pp – 31s09
3º Lucia Miara Brunetta Fontenelle de Araújo / Ralme TW – FEERJ – 0 pp – 34s54
4º Maria do Carmon Baptiston / Thank You – FPH – 0pp – 35s01
5º Luciana Meyer Farina / Sra Acorela Joter – FGGE – 0 pp – 36s37
6º Alexandre dos Santos Barbosa / Forest Stich do Bosque – FPH – 0 pp – 1 pp – 38s32
Fonte: CHSA; com fotos: Tupa Vídeo – Duílio Andrade e equipe