Os 11 cavalos vindos da Europa (Bélgica, França e Alemanha) que participam da 46ª Edição do CSIO4*-W The Best Jump já estão em Porto Alegre. Eles desembarcaram na manhã deste domingo, 28/9, no Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional Salgado Filho, provenientes de Frankfurt, na Alemanha, onde embarcaram na véspera. A viagem durou pouco mais de 12 horas e teve uma escala em no Aeroporto de Viracopos, em Campinas – SP.
Os animais estrangeiros desembarcando em Porto Alegre; imagem: Ivan Andrade
Para o transporte aéreo foram utilizados quatro contêineres, cada um com três compartimentos. Em terra, ainda no aeroporto, os animais descansaram em baias montadas especialmente para eles enquanto era realizada a verificação das documentações sanitária e aduaneira, procedimento conduzido pela Receita Federal em conjunto com os dois veterinários da empresa aérea Lufthansa e da competição.
Os equinos da Bélgica (Falco V. D. Roosakker, Best Of Opus Dei Z, Wesselina e Whithney Van De Dwerse Hagen) e França (Rocker D’Ysieux, Qlandestin SAS e Qaid Louvière) possuem microchips, que necessitam apenas de um leitor para a checagem. Já os cavalos da Alemanha (Ramona de Flobecq, Che Guevara 17, BSC Cavity e Compagnon 9) apresentam identificação gráfica.
Checagem dos microchips dos animais ainda no aeroporto; imagem: Ivan Andrade
Após os procedimentos administrativos, eles foram transportados por via terrestre até a Sociedade Hípica Porto Alegrense (SHPA), na zona sul da capital gaúcha onde serão realizadas as provas do CSIO4*-W The Best Jump, de 1 a 5/10.
Como a legislação brasileira impede que sejam trazidos remédios e alimentos, a organização encaminhou listas com as rações produzidas no Brasil e suas fórmulas à Europa. Os tratadores e responsáveis por cada animal fizeram a escolha e a alimentação foi ministrada na SHPA, juntamente com água mineral, para que não estranhem a mudança.
O retorno para a Alemanha está marcado para a terça-feira, 7/10. No total, 350 equinos entre brasileiros, argentinos, uruguaios e europeus participarão das provas. A expectativa é de que cerca de 20 mil pessoas visitem a SHPA durante os cinco dias do evento, que tem entrada gratuita. Informações completas em www.bestjump.com.br.
Fonte: fróes, berlato associadas