Tudo pronto para o Sul-Americano de Concurso Completo de Equitação no Haras Horse Cross, em Barretos, no interior paulista, entre 30/10 e 2/11. A disputa da modalidade considerada o triatlon equestre com provas adestramento, cross country e salto garante duas vagas por equipe para os Jogos Pan-Americanos 2015 em Toronto, no Canadá. Além do Brasil estão no gride de largada times da Argentina, Chile e Uruguai.
Todos os onze cavalos dos cavaleiros brasileiros (nove titulares, dois reservas) foram aprovados na inspeção veterinária na tarde dessa quinta-feira, 30/10. Os técnicos do Time Brasil, o bicampeão olímpico da modalidade Mark Todd e a treinadora de Adestramento Anna Ross Davies elogiaram o desempenho dos cavalos, bem como a boa apresentação dos mesmos.
A seguir Mark Tood anunciou a equipe titular brasileira: Guega Fofanoff / Pavo Estiva, Henrique Pinheiro / Land Quenotte, Andre Parro / Super Star e Marcio Jorge / Coronel MCJ, relacionados por ordem de largada no cross country no sábado.
Os cincos conjuntos que representam o Brasil individualmente são (em ordem alfabética); Jeferson Sgnaolin / Bulgaro, Jesper Martendal / Land Jimmy, Marcelo Tosi / Honorat, Marcio Appel / Cross Rock e Reinaldo Vidotto / Black Vulcan.
Da esquerda para direita Mark Todd (técnico), Anna Ross Davies (técnica de adestramento), Julie Purgly (chefe de equipe); os cavaleiros: Andre Parro, Henrique Pinheiro, Guega Fofanoff, Marcio Jorge, Jesper Martendal, Marcelo Tosi, Marcio Appel, Jeferson Sgnaolin; e Dr. Eduardo Limongi, veterinário da equipe
"Quando comecei a trabalhar com o Brasil, há quase dois anos, percebi um time muito forte e com muita vontade de crescer. E nós evoluímos muito nesse período, conquistando um ótimo resultado nos Jogos Equestres Mundiais, na França. Estou muito confiante para esse Sul-Americano, mas também penso lá na frente, no Pan-Americano e nos Jogos Olímpicos. Queremos brigar para estar entre os melhores em todas as competições", destaca o técnico Mark Todd, neozelandês bicampeão olímpico e eleito pela FEI o melhor cavaleiro do século 20 no CCE.
O CCE do Brasil vive de fato um momento de muito crescimento e ótimos resultados. Nos Jogos Equestres Mundiais da Normandia, no final do agosto, a equipe brasileira terminou em sétimo lugar, o melhor resultado na história na competição, superando países com tradição no esporte como Nova Zelândia, Estados Unidos e Bélgica. Vale ressaltar que o Brasil disputou a competição com apenas três conjuntos e sem descartes.
"Acredito que todos os brasileiros chegam muito bem e com grandes chances de garantir uma medalha e, o mais importante, a vaga no Pan. Se mantivermos o nível apresentado nos Jogos Equestres, há pouco mais de um mês, brigaremos pelo ouro", destaca o cavaleiro Marcio Carvalho Jorge.
Serviço:
Sul-Americano de CCE - 30/10 a 02/11
Local: Haras Horse Cross, localizado no Sítio Santa Maria, em Barretos -SP
Como chegar: Chegando em Barretos, pegar a Rodovia Assis Chauteabrian sentido Guaíra e seguir em frente até encontrar uma placa indicando "Distrito Industrial". Entrar nessa estrada e seguir sentido Cidade Maria. Seguindo as placas indicando LVF, terá uma entrada à esquerda da rodovia, onde começa uma estrada de terra. Após fazer a curva obrigatória à esquerda, o primeiro portão à direita é a entrada do Haras Horse Cross.
Programação:
31/10 - A partir das 9h - Prova de Adestramento
01/11 - A partir das 9h - Prova de Cross-country
02/11 - A partir das 13h - Prova de Saltos
CBH com as fontes MKT Mix Comunicação e Claudia Leschonski