Considerado um dos esportes equestres que mais cresce no mundo, o enduro também conquistou os brasileiros. Sem distinção de sexo e idade, o esporte encontrou no Brasil condições favoráveis para o seu crescimento, como a variação de trilhas, o clima e grande número de animais. Nos próximos dias 5 e 6 de dezembro, o Brasília Country Club recebe o Campeonato Brasileiro da modalidade, com organização da Chevaux.
Enduristas a postos
A expectativa é de que cerca de 160 competidores disputem as provas nas categorias Velocidade Livre e Velocidade Controlada, com representantes nacionais e internacionais. As provas serão válidas para os rankings da FEI (Federação Equestre Internacional), CBH (Confederação Brasileira de Hipismo) e FHBr (Federação de Hipismo de Brasília). Também será observatória para o Mundial de Young Riders de 2015 no Chile.
Na categoria Velocidade Livre, serão várias disputas: Velocidade Livre 3 Estrelas - CEI 3* com 160 km; Velocidade Livre 2 Estrelas - CEI 2*, CEIYR 2* com 120 km; Velocidade Livre 1 Estrela - CEI 1*, CEIYR1*, CEN 1*, CENYR1* e Mirim com 80 km; Velocidade Livre Curta A e Mirim com 60 km e Velocidade Livre Curta Avançados com 40 km.
Na categoria Controlada, a divisão será nas modalidades Graduado (40 km), Aberta (20 Km), Iniciante (10 km) e Paraenduro Equestre.
Fundada este ano, a Chevaux vem fazendo um trabalho de profissionalização do esporte, buscando impulsionar a modalidade no Brasil.
"Nosso objetivo é mudar a cara do enduro equestre no Brasil, não só na questão técnica, que já tem um nível bom, mas trabalhar a imagem do esporte, com uma infraestrutura melhor, com premiação e entretenimento, buscando patrocinadores e gerando relacionamento entre os praticantes e interessados pela modalidade", comenta Dudu Barreto, um dos sócios da Chevaux.
"Organizamos o Festival Internacional no Haras Albar, em São Paulo, este ano e o resultado foi muito positivo. Tivemos quase 200 competidores, de sete países e foi um sucesso. Agora faremos o Campeonato Brasileiro em Brasília e estamos trabalhando para termos um evento a altura desta competição tão importante", completa Barreto.
O Campeonato Brasileiro começa na sexta-feira, dia 5 de dezembro, no Brasília Country Club. Às 15 horas, acontece o vet check inicial dos animais e, às 19 horas, o briefing. No dia seguinte, a competição terá início às 5 horas da manhã, com a disputa dos 160 km. No final do dia, acontecerá a cerimônia de premiação e a festa de encerramento do campeonato.
As inscrições para o campeonato já estão abertas até o dia 30 de novembro no site: www.endurobsb.com.br. Mas quem quiser ir só para assistir, também está convidado. O evento será aberto ao público, com entrada gratuita.
Sobre a Chevaux:
A Chevaux nasceu com o objetivo de impulsionar o enduro equestre no Brasil. A estratégia é oferecer infraestrutura de ponta, segurança e entretenimento para atrair novos investimentos e novos praticantes. Esse é o primeiro desafio, a partir daí, a Chevaux pretende traçar novas metas, apoiar outros esportes equestres e prestar cada vez mais serviços de qualidade aos atletas.
Confira o vídeo do Festival Internacional no Haras Albar, organizado pela Chevaux - clique aqui
Fonte: FGCOM