Ministrado pelo renomado venezuelano Cesar Hirsch, com vasta experiência e qualificação junto a Federação Equestre Internacional (FEI), o Curso FEI para Stewards de Nível I reuniu 28 participantes e 5 ouvintes vindos de Brasília,Goiás, Recife, São Paulo e principalmente do Rio de Janeiro, no Complexo Esportivo de Deodoro e Sociedade Hípica Brasileira, entre 17 e 19/11. "O objetivo foi preparar, atualizar, habilitar comissarios nacionais para participação nas Olimpíadas Rio 2016", comenta Elaine Zander, juiza de salto internacional.
"O complexo de Deodoro, sede do hipismo nos Jogos Olímpicos Rio 2016, surprendeu a todos positivamente. Ficou constatado o esforço dos organizadores para atender as exigências olimpicas, cumprir as metas e prazos", acrescenta Elaine. "Vale destacar a iniciativa do COI que em parceria com a CBH, busca a excelência nas Olimpiadas. Foi dada a largada!", finaliza a juiza que também participou do curso.
A turma de participantes do Curso no Complexo Esportivo de Deodoro, sede do hipismo nos Jogos Olímpicos Rio 2016; img: reprodução facebook
Para Erica Sportiello, steward, course-designer e da equipe CBH junto ao Comitê Olímpico Brasileiro, "a importância e a missão deste curso esteve diretamente ligada aos Jogos Oímpicos Rio 2016 e ao novo sistema da FEI , pois no próximo ano nenhum comissário poderá ser considerado oficial se não tiver a titularidade e o ID FEI. Visto que temos nove solicitações por ano, conseguimos juntar dois objetivos em uma única missão de juntar duas autoridades - CBH e RIO 2016 - com o mesmo objetivo qualificar e capacitar os oficiais e técnicos nacionais rumo aos Jogos Olímpicos."
Entre os pontos abordados estiveram desde a apresentação da FEI, cargos e responsabilidades, comunicação, bem-estar dos cavalos, inspeção e assistência veterinária, procedimentos na área de aquecimento (paddock), gerenciamento de conflitos, área restrita, cocheiras e muito mais.
"Até a realização dos Jogos, ainda haverá outros cursos nas modalidades de adestramento e salto e na área
de integração de comissários junto com os veterinários, entre outras outras iniciativas com o apoio da RIO 2016", finaliza Erica.
Fonte: CBH