A Rainha Elizabeth II recebeu nesta quarta-feira, 26/11, um prêmio especial da Federação Equestre Internacional (FEI), diretamente das mãos de sua presidente, Princesa Haya.
A monarca do Reino Unido foi a primeira pessoa a ter a honra de receber o prêmio FEI Lifetime Achievement, em reconhecimento ao seu papel como divulgadora dos esportes equestres durante seu reinado, em uma cerimônia realizada no próprio Palácio de Buckingham.
A Princesa Haya entrega o prêmio à Rainha Elizabeth II
Os cavalos estão na vida da rainha desde a mais tenra idade. Ela teve sua primeira aula de equitação no Buckingham Palace Mews, em Janeiro de 1930, quando tinha apenas 3 anos de idade, e ganhou seu primeiro pônei do avô, o rei George V, em seu quarto aniversário.
No mundo das corridas de cavalo, os puro-sangues da rainha venceram mais de 1600 páreos. Ela também cria pôneis das raças Shetland, Highland e Fell para assegurar sua preservação. Além disso, diversos membros da família real montam e praticam esportes equestres.
A rainha em uma cerimônia cavalgando Burnese, ao centro. À esquerda, o Duque de Edinburgo.
“Sua Majestada a Rainha Elizabeth sempre foi uma amante dos cavalos inspirando milhões de pessoas em todo o mundo e me sinto honrada em poder presenteá-la com o primeiro prêmio FEI Lifetime Achievement em nome da família FEI”, declarou a Princesa Haya após a cerimônia na sala de audiências da Rainha, no Palácio. “Ela é uma verdadeira mulher do cavalo, que ainda monta mesmo com todas as atribuições de mulher de Estado, e seu conhecimento sobre criação e linhagens é incrível. Seus laços com os cavalos são verdadeiramente extraordinários e não consigo pensar em ninguém mais apropriado para receber este prêmio tão especial que a FEI entrega neste Ano do Cavalo.”
Versão Brasil Hipismo com fonte e fotos Federação Equestre Internacional