No sábado, 6/12, serão conhecidos os campeões brasileiros de Enduro Equestre - na competição que acontece no Brasília Country Club e define oss vencedores da temporada 2014 nas categorias Velocidade Livre (3 Estrelas - CEI 3* com 160 km; 2 Estrelas - CEI 2*, CEIYR 2* com 120 km; 1 Estrela - CEI 1*, CEIYR1*, CEN 1*, CENYR1*) e Velocidade Controlada. Organizado pela Chevaux em parceria da FHBr - Federação Hípica de Brasília e com chancela da Confederação Brasileira de Hipismo, o evento reunirá mais de 100 competidores do Brasil, França, Estados Unidos, Uruguai e Colômbia na Capital Federal e deve contar com disputas equilibradas em todas as categorias.
Atletas de cinco países participam da prova em Brasília; img: Matsunaga Fotografia
Vários nomes já confirmaram presença no evento, como: Rodrigo Barreto (campeão do ranking 160 km de 2013 e atual primeiro lugar 2014), Rafaela Barreto (quarto lugar no campeonato Panamericano 2013), Caio Vaz Guimarães (primeiro lugar do ranking 120 km Yourg Riders 2014 e segundo lugar no ranking da FEI - Federação Internacional Equestre), André Vidiz (cavaleiro brasileiro com melhor resultado no campeonato mundial 2014). Além destes, a experiente amazona Maria Vitória Liberal Lins (45) do Rio de Janeiro, atual campeã brasileira nos 160 km estará na disputa. Ela chega a Brasília disposta a defender o título nacional. Apesar de otimista, a atleta ressalta o equilibro das provas.
"Estou bem confiante, mas Brasília costuma ter provas difíceis, pois é um clima muito quente. Além disso, o nível dos cavalos é muito bom, e há bons nomes de competidores. Vai ser uma prova bem disputada e competitiva. É importante manter a técnica, o entrosamento e aproveitar os momentos certos para atacar", considera Maria Vitória.
Maria Vitória irá competir com a mesma égua que foi campeã em 2013, um animal PSA de 9 anos de idade chamado RSC Burbara. Ela também destaca alguns dos concorrentes ao título.
"Vou competir com o mesmo animal que conquistei o título ano passado. Já tenho entrosamento com a égua e realmente formamos um bom conjunto. Vou trabalhar focada na RSC Burbara, na respiração dela, nos cuidados. Mas sei que não vai ser fácil. Há muitos bons nomes do Enduro na prova, que são meus concorrentes. Como é o caso do meu próprio marido (Newton Lins Filho), o Rodrigo Barreto, o André Vidiz, entre outros", finaliza.
Outro competidor confirmado no evento é o jovem Caio Vaz, de 14 anos. O paulista é o líder do ranking 120 km Young Riders 2014 e está em segundo lugar no ranking da FEI. E apesar de saber que tem fortes concorrentes na disputa deste sábado, o atleta está animado.
"Escolhi o enduro porque é uma modalidade que você precisa ter muita ligação com o animal, e gosto muito disso. No fim de 2013 fui para o Brasília Country Club, então conheço a trilha. Acredito que a prova vai ser boa. Mas pode estar escorregadia, então tem que ter cuidado para o cavalo não cair. Tenho treinado bastante e monto todos os dias. Será a segunda vez que estarei com esse cavalo. Estou confiante, apesar de saber que tem outros competidores experientes, com participação em mundiais e pan-americanos, mas o enduro é imprevisível. Não dá para saber o que vai acontecer", comenta o paulista de Sorocaba.
Sobre a Chevaux
A Chevaux nasceu com o objetivo de impulsionar o enduro equestre no Brasil. A estratégia é oferecer infraestrutura de ponta, segurança e entretenimento para atrair novos investimentos e novos praticantes. Esse é o primeiro desafio, a partir daí, a Chevaux pretende traçar novas metas, apoiar outros esportes equestres e prestar cada vez mais serviços de qualidade aos atletas.
Fonte: FGCom