Mantendo os atletas em permanente preparação olímpica, a Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) convocou 12 conjuntos para a Copa das Nações da Juventude do Winter Equestrian Festival, entre 24 de fevereiro e 1º de março de 2015. O Brasil levará para Wellington, na Flórida (EUA), quatro conjuntos para cada categoria: mirim, júnior e young rider.
Giulia Scampini foi convocada entre os Juniores com Keep On Fighting
A equipe júnior pode se tornar tricampeã, de forma consecutiva, após os títulos de 2013 e 2014, enquanto a categoria mirim obteve ouro e prata, respectivamente, nas duas edições anteriores. A young rider foi bronze em 2013. "Nossa prioridade será novamente a equipe. Os atletas estão cientes do objetivo. A participação individual é interessante, principalmente para quem não possui equipe. Para nós o que vale é a Copa das Nações", define o diretor de Salto da CBH, Caio Sérgio de Carvalho.
Pedro Egoroff fará parte da equipe Mirim
A delegação brasileira contará com alguns destaques individuais como, o mirim Pedro Egoroff, melhor cavaleiro da categoria no Winter Festival de 2014, e a amazona Giulia Scampini, bicampeã americana da juventude. A young rider receberá os reforços de Andre Reichmann e João Victor Castro de Lima, residentes na Europa. "A young rider sempre foi a categoria mais difícil para nós, mas neste ano iremos fortes para Wellington, com quatro atletas experientes", assegura Caio Sérgio.
Patsy Mourão Zurita e Dobra tentam o tricampeonato como time Junior
Em 2014 o planejamento estabelecido por Caio Sérgio, com os apoios do diretor de Categorias de Base, Constantino Scampini, e do coordenador de Salto, Valdir Araújo, alcançou plenamente a meta estipulada. O Brasil conquistou sete das oito medalhas de ouro possíveis nos Campeonatos Americano e Sul-americano da Juventude em outubro, em Santiago, no Chile.
"São dois anos e meio acompanhando e direcionando os atletas de forma adequada. Nosso objetivo é prepará-los para a categoria sênior, proporcionar uma estrutura que lhes dê uma base consistente para o futuro. E estamos conseguindo", afirma Caio Sérgio.
O jovem Thales Marino está na equipe Mirim
As provas terão obstáculos a 1m30 (mirim), 1m40 (júnior) e 1m45 (young rider). A maioria dos atletas e montarias selecionados pertence à Federação Paulista de Hipismo (FPH). Completam a lista, conjuntos da Paraíba (FEPA), Rio Grande do Sul (FGEE), Brasília (FHBr), Paraná (FHPr) e Amazonas (FAHI).
Conjuntos convocados para a Copa das Nações (atualizado em 22/12):
MIRIM
Carlos Eduardo Zaniboni de Assumpção – Rima TW
Felipe Menezes - Palm do Anjo – FPH
Pedro Malucelli Egoroff - Anton 640 – FPH
Thales Gabriel de Lima Marino - Quadrille Du Quick / Balla 12 – FPH
JUNIOR
Alberto Bento Sinimbu - Sharapova – FHGO
Giulia Dal Canton Scampini - Keep On Fighting – FPH
Sarah Rocha Vasconcellos – Wartagena – FPH
Gilberto Keiji Haraguchi Jr - Atlanta VII - FHBR
YOUNG RIDER
Andre Reichmann – Elle de Laubry – CBH
Daniela Miró de Campos – Sting – FHPR
João Victor Castro Aguiar Gomes de Lima - Wamira – CBH
Luís Antonio Piva Filho – Zaterdag – FPH
VETERINÁRIO DAS EQUIPES
Rogério Akira Saito
TRATADORES
Adriano da Silva
Adriano Gonçalves da Silva
Vagner Reinaldo Schnor
Alan Miranda Sales
Diretorias de Salto e Categorias
Fonte: ZDL Comunicação; fotos: Luis Ruas