O cavaleiro e dirigente britânico Richard Meade, tricampeão olímpico de Concurso Completo de Equitação (CCE), membro da FEI, do Comitê da FEI de CCE e chairman do grupo II da FEI, faleceu aos 76 anos em decorrência de um câncer.
Meade foi o primeiro cavaleiro britânico a conquistar uma medalha de ouro individual nos Jogos Olímpicos de Munique 1972, exatos oitos anos depois de sua estreia olímpica em Toquio.
Em Munique, ele também ajudou a Grã-Bretanha a assegurar a segunda medalha de ouro olímpica por equipes depois dos Jogos Olímpicos do México em1968, onde integrou o time de ouro e foi 4º individual com Cornishman V, um cavalo que ele nunca havia montado antes. Ao todo, Meade competiu em quatro Olimpíadas.
Foi medalha de prata por equipes no Mundial de CCE em 1974 e tricampeão europeu da modalidade 1967, 1971 e 1981. Em 1982, integrou o time de ouro no Mundial de CCE em Luhmühlen, Alemanha. Individualmente também venceu nos badalados concurso de Badminton em 1970 em 1982 e Burghley Horse Trials em 1964.
Richard Meade, tricampeão olímpico de CCE, e dirigente da FEI em clique após a conquista do Badminton Horse Trials em 1982 com seu cavalo horse Speculator III. Ele sempre será lembrado por sua vida dedicada ao hipismo; crédito:Bob Thomas/Getty Images
Sua dedicação ao esporte equestre foi o legado de uma vida e após se aposentar como atleta foi presidente da Federação Equestre da Grã Bretanha, chairman da "British Horse Foundation" e "British Horse Society’s Council".
Também focou no desenvolimento do CCE a nível global. Além dos cargos que exerceu junto a FEI, foi treinador e juiz FEI e trabalhou em parceria com entidade em prol do programa Olímpico de Solideridade visando o desenvolvimento da base do CCE.
A Federação Equestre Internacional expressa sua suas sinceras condolências a sua esposa Angela e seus três fiilhos, membros do time da Grã Bretanha Harry, James e Lucy, aos numerosos amigos, a Federação Equestre Britânica e a comunidade mundial do CCE.
A Confederação Brasileira de Hipismo também se solidariza com a família, amigos, FEI e comunidade equestre.
CBH com a fonte: FEI