Na oitava das 12 semanas do Winter Equestrian Festival em Wellington na Florida (EUA), pelo terceiro ano consecutivo a Copa das Nações da Juventude Hollow Creek Farm apresenta a nata jovem do hipismo mundial nas categorias Mirim (12 a 14 anos), Junior (14 a 18 anos) e Young Riders (16 a 21 anos).
A iniciativa permite o encontro dos jovens talentos que experimentam a pressão de uma competição por equipes e também o espírito de camaradagem. A disputa acontece no sábado, 28/2, com três Copas das Nações separadas por categoria. A exemplo das principais Copas das Nações do Mundo na série Senior, as equipes são formadas por quatro cavaleiros entram em pista e em cada uma das duas passagens são computados os três melhores resultados por país.
Na categoria Junior, o Brasil busca o tricampeonato
"O evento é muito divertido e super válido para aprendizado de todos os jovens", destaca a amazona Angel Karolyi, que monta diversos cavalos de GP para a Hollow Creek Farm, patrocinadora oficial da Copa das Nações da Juventude. "A disputa incentiva o espírito de equipe e levanta a torcida a exemplo do acontece em Jogos Olímpicos."
A primeira volta de cada Copa das Nações acontece no sábado à tarde e a 2ª e decisiva rodada será disputada a noite, pela ordem, nas categorias Mirim, Junior e Young Riders. O time Brasil de Juniores busca o tricampeonato consecutivo. Na categoria Mirim , o Brasil conta com um Ouro e Prata, respectivamente, em 2013 e 2014. Na Young Riders, o Brasil garantiu o Bronze em 2013.
Defendem o Brasil na categoria Mirim: Carlos Eduardo Zaniboni de Assumpção / Rima TW, Felipe Menezes / Palm do Anjo, Pedro Malucelli Egoroff / Anton 640 e Thales Gabriel de Lima Marino / Quadrille Du Quick / Balla 12, todos de São Paulo. Na categoria Junior estão escalados o goiano Alberto Bento Sinimbu / Sharapova, as paulistas Giulia Dal Canton Scampini / Keep On Fighting e Sarah Rocha Vasconcellos / Wartagena e o brasiliense Gilberto Keiji Haraguchi Jr / Atlanta VII. Defendem o Brasil na categoria Young Riders André Reichmann / Elle de Laubry e João Victor Castro Aguiar Gomes de Lima / Wamira, ambos em atividade na Europa, a amazonense Yasmin Almendros / Piaf de Quintin e o paulista Luís Antonio Piva Filho / Zaterdag.
Além de seus respectivos instrutores e do técnico e coordenador de Salto da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) Caio Sérgio de Carvalho, José Roberto Guimarães, treinador tricampeão olímpico de volei que fez uma palestra motivacional, Constantino Scampini, diretor das categorias de base da CBH, os medalhistas olímpicos do Brasil Rodrigo Pessoa e Doda Miranda apoiam as equipes brasileiras na reta final rumo a competição.
Jovens talentos de 12 países participam da competição: Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colombia, República Dominicana, Equador, Irlanda, Mexico, Porto Rico, EUA e Venezuela.
A Hollow Creek Farm é a casa do cavaleiro venezuelano Emanuel Andrade, cujo desempenho prova a validade do formato da Copa das Nações para jovens. Andrade defendeu a Venezuela como integrante da equipe Junior em 2013 e 2014 e apenas seis meses depois, antes mesmo de seu 18º aniversário, participou dos Jogos Equestres Mundiais 2014, na Normandia.
Nessa quinta-feira, 26, os jovens talentos já entram em pista no Palm Beach International Equestrian Center com chance para uma boa adaptação e qualificação para final individual no domingo, 1/3.
CBH com a fonte: Equestrian Sports Production