Na difícil competição de mais alto rendimento para jovens talentos até 21 anos, os EUA garantiram o tri e o Brasil, que havia sido bronze em 2013, melhorou seu desempenho.
Fechando a rodada da 3ª edição da Copa das Nações da Juventude nos EUA nesse domingo, 1/2, no Winter Equestrian Festival nos EUA, a equipe brasileira de Young Riders (16 a 21 anos) comemorou a medalha de prata. A decisão foi adiada em um dia devido a um forte temporal no Palm Beach International Equestrian Center.
Young Riders do Brasil com Caio Sérgio de Carvalho, coordenador técnico das equipes brasileiras de Salto, no pódio na Final da Copa das Nações em Wellington
Defenderam as cores verde e amarelo, André Reichman com Elle de Laubry, duplo zero falta, João Victor Aguiar Wamira (0/8), Yasmin Almendros / Piaf de Quintin (4/12) e Luis Antonio Piva Filho / Zaterdag Cooper (12/12), totalizando 24 pontos perdidos.
André Reichman e Elle de Laubry voando na Final da Copa das Nações Young Riders nos EUA
João Victor com sua Wamira
Yasmin Almendros em ação com Piaf de Quintin
Luis Piva e Zaterdag Cooper
Na classificação individual André, o jovem talento paranaense radicado na Bélgica, com Elle de Laubry conquistou o 3º posto. Sagrou-se campeão Spencer Smith com For Ever pelos EUA e Jenny Ranking montando Eddi Maserati foi vice pela Irlanda.
Com quatro pontos perdidos, a equipe dos EUA garantiu ouro com somente três conjuntos Casady Shawn / Twister, Spenser Smith / IV Ever, Chloe Reid / Athena sendo Michael Hughes / Luxina desistiu no primeiro dia.
Completou o pódio com a medalha de bronze, a equipe da Irlanda formada por Cormac Hanley / Navy Blue Tarroy, Oliver McCarth / Crossfire 10, Jenny Ranking / Eddi Maserati e Tom Foley / Petrushka II, totalizando 38 pontos. O México chegou em 4º lugar com 53 pontos perdidos.
A Confederação Brasileira de Hipismo vem investindo na formação das categorias de base através de clínicas, competições internacionais e encontros com grandes ídolos do esporte nacional, como o técnico de vôlei tricampeão olímpico José Roberto Guimarães e os cavaleiros Rodrigo Pessoa e Doda Miranda.
Trajetória de sucesso Desde o início da disputa da Copa das Nações da Juventude com patrocínio da Hollow Creek Farm há três anos, o Brasil conquistou excelentes resultados. Em 2013 e 2014 o time de Juniores conquistou a medalha de ouro e agora bronze. Na categoria Mirim, o Brasil foi ouro em 2013 e duas vezes prata em 2014 e 2015. Na série Young Riders, a equipe brasileira foi bronze em 2013 e agora em 2015 prata.
Fonte: CBH com MKT Mix Comunicação ; fotos: Luis Ruas / CBH