Velocidade e muita emoção. Foram 84 os conjuntos que largaram no Clássico, a 1.40 metro, no Concurso de Salto Nacional e Internacional de Maio, principal disputa desse sábado, 2/5, na pista de grama do Clube Hípico de Santo Amaro (SP), palco de históricas disputas nacionais e internacionais. Para o pernambucano Felipe Braga, 30, o resultado não poderia ter sido melhor. Montando a égua Pharaonne Une Prince, Felipe venceu seu primeiro Clássico (antigo GP). "É muita emoção, estou sem palavras para falar", comemorou Braga, pernambucano que está em São Paulo há oito anos e um ano meio montando em Santo Amaro com cavaleiro olímpico José Roberto Reynoso Fernandez Fº.
Felipe e Pharaonne Une Prince em ação na pista de grama do Clube Hípico de Santo Amaro
Os melhores 25% - totalizando 21 conjuntos - habilitaram-se para a 2ª volta com armação do course-designer internacional Anderson Lima. Antepenúltimo conjunto em pista, Felipe e Pharaonne Une Prince, de 12 anos, cruzaram a linha de chegada sem faltas na espetacular marca de 41s30.
A 2ª colocação ficou com o jovem talento carioca Vittorio Burger e seu Cheese Z, bicampeão brasileiro mirim 2012/2013 entre muitos outros títulos nas categorias de base, que zerou em 42s53. Já o 3º posto coube ao cavaleiro paulista top Pedro Muylaert com Chamant, pista limpa, 42s74.
O jovem talento junior Vittorio Burger deu show com Cheese Z
"Venho batendo na trave e hoje desencalhei", brincou Braga, que lembrou de seus maiores mestres. "O André Miranda, ainda lá em Pernambuco e também aqui em São Paulo, o Fabio Boson com quem montei na Europa e no manège SL em São Paulo, e agora o Zé Roberto Reynoso Fernandez Fº aqui em Santo Amaro, são meus maiores mestres", destacou o campeão do Clássico. "Hoje faço um agradecimento especial ao Zé Roberto e toda a equipe, André Fernandes, proprietário da Pharaonne Une Prince, ao José Reginaldo, tratador da Pharaonne, e também ao Francisco Mari, o Kiko, que sempre me deu e dá bons conselhos. Também dedico a vitória a minha esposa Carolina, nosso filho Guilherme e o próximo que já está a caminho", finalizou Braga.
Felipe Braga comemora a conquists de seu primeiro Clássico: emoção indescritível
Completaram o placar da 4ª à 6ª colocação, Tiago Diniz Costa montando Cherie 163, seguido por Luis Piva com Cavalleria Toscana Zaterdag e Guilherme Foroni com SL Implacável, todos sem faltas, em 44s04, 46s53 e 47s11.Com esse resultado Guilherme Foroni segue na liderança do Hermès Young Talent (16 a 25 anos) que vai premiar o vencedor com uma clínica com o campeão olímpico Rodrigo Pessoa em Wellington nos EUA no início da temporada 2015.
Paulo Baldini e Francisco Mari, conselheiros do CHSA, William Almeida, presidente do CHSA, e Carolina, esposa do campeão no pódio do 1º CSN de Maio no CHSA
Programação - O ponto alto da série Internacional acontece no domingo, 3/5, a partir das 14h00, com o GP, a 1.55 metro, válido pelo Campeonato Brasileiro Hyundai Senior Top, o ranking da Federação Equestre Internacional e como etapa observatória para formação da equipe brasileira de Salto nos Jogos Pan-americanos 2015, em julho, no Canadá.
Em 2015, o Campeonato Brasileiro Senior Top, categoria de rendimento máximo, tem oito etapas. O Internacional em Santo Amaro é a segunda e o cavaleiro olímpico da casa José Roberto Reynoso Fernandez Filho, vencedor do GP em Curitiba em 22/3, está liderança da competição com 20 pontos. O atual campeão brasileiro senior top e que busca o pentacampeonato, Francisco Musa é vice líder , seguido por Tiago Mesquita, respectivamente, com 17 e 15 pontos.
Entrada Franca
Clube Hípico de Santo Amaro
Rua Visconde Taunay, 508
11 5524.0600
CBH com a fonte CHSA e fotos: Luis Ruas / Brasil Hipismo