O jovem talento brasileiro Gabriel Cury, 21, não pára. Após o título de melhor Young Rider (até 25 anos) no
badalado Concurso Completo de Equitação Badminton Horse Trials no último final de semana, Gabriel - que está morando na Inglaterra treinando com o bicampeão olímpico Mark Todd - partiu para a Escócia. Montando seu novo cavalo irlandês Phineas Finn, de 12 anos, o cavaleiro disputou o CIC2* Floors Castle em 13 e 14/5.
Gabriel e Phineas Finn em clique de arquivo ; img: cedida
Gabriel e Phineas Finn foram bem nas três modalidades. No Adestramento, a dupla fechou com 47.0 pontos perdidos, que equivale a 68,65% de aproveitamento. No Cross Country o conjunto zerou dentro do tempo e também fez pista limpa no Salto - garantindo o 7º posto com 47.0 pontos perdidos entre um total de 46 participantes. A vitória foi do top britânico Oliver Townend com Power Drive totalizando 41.6 pontos perdidos.
Com esse resultado, Gabriel - que vem de uma sucedida carreira no Salto e compete no Concurso Completo há apenas três anos - fez o primeiro de três índices técnicos necessários com Phineas Finn, visando a qualificação para o Pan-americano, entre 10 e 26 julho no Canadá.
"O Phineas Finn seria minha primeira opção para o Pan. Para os Jogos Rio 2016 conto com o Grass Valley, já que já tem índice olímpico, e também o Phineas Finn, que pretendo qualificar até o final do ano", conta Gabriel.
Ainda nesse mês de maio, Gabriel e Phineas Finn disputam dois eventos. A equipe brasileira de CCE assim com as de Salto e Adestramento serão anunciadas no máximo em 5 de junho.
Fonte: CBH - C.May