A equipe brasileira de Concurso Completo de Equitação (CCE) começou com força total na abertura da competição nessa sexta-feira, 17/7, no Caledon Equestrian Park nos Jogos Pan-americanos 2015, em Toronto, no Canadá. O CCE, considerado a modalidade do hipismo mais radical, é composto por provas de Adestramento, Cross Country e Salto, nessa ordem e disputadas em três dias consecutivos. A soma dos três resultados define o campeão individual e por equipes (mínimo de três conjuntos com resultados válidos até o final da competição).
Pelas cores do Brasil, Ruy Fonseca e seu Tom Bombadill Too venceram a 1ª parcial , garantindo ao Brasil a 3ª colocação no placar parcial; img: Sergio Dutti/Exemplus/COB
São 11 as equipes e 43 conjuntos de 13 países na corrida pelo pódio. Após essa primeira parcial do Adestramento, o Brasil ocupa um importante 3º lugar totalizando apenas 136.7 pontos perdidos (pp). Os EUA lideram com 133 pp e o Canadá ocupa o 2º posto com 133.6 pp. Conforme a regra, todas as equipes de quatro conjuntos descartam o pior resultado do dia.O grande destaque nessa primeira parcial foi a vitória do brasileiro Ruy Fonseca montando Tom Bombadill Too que fechou com apenas 38.90 pontos perdidos, equivalentes a 74.10% de aproveitamento.
Mais um flash do grande vencedor do dia Ruyzinho e Tom Bombadill; img: Sergio Dutti/Exemplus/COB
Carlos Parro montando Calcourt Landline registrou 45.60 pp, Márcio Carvalho Jorge com Lissy Mac Wayer 52.20 pp e Henrique Pinheiro e Land Quenotte do Feroleto, 55.40 pp (resultado descartado), fechando respectivament, em 7º, 11º e 17º lugar no individual. Com esse resultado, o Time Brasil está a apenas 3,67 pontos perdidos atrás dos EUA.
Carlos Parro e Calcourt Landline; ; img: Sergio Dutti/Exemplus/COB
Acompanham o Time Brasil de CCE o técnico bicampeão olímpico neozelandes Mark Todd e a amazona britânica Anna Ross Davies, treinadora de Adestramento. O veterinário é Paulo Eduardo Pacheco e a chefe de equipe, Julie Purgly.
Márcio Carvalho Jorge com Lissy Mac Wayer; ; img: Sergio Dutti/Exemplus/COB
Henrique Pinheiro e Land Quenotte do Feroleto; img: Sergio Dutti/Exemplus/COB
Nesse sábado, 18, a partir das 11h00 (12h00 fuso brasileiro) acontece Cross-country na Will O´Wind Farm, no Pan Am Cross-Country Center, em Mono, a Noroeste de Toronto. O crosso tem um extensão de cerca 5,5 km de percurso e mais de 30 obstáculos naturais. A grande final com a prova de Salto acontece no domingo, 19, de volta ao Caledon Equestrian Park a partir das 13h00 (14h00 fuso brasileiro).
Resultado completo - clique aqui.