Um sucesso. No Cross Country, segunda das três fases do Concurso Completo de Equitação (CCE), o Time Brasil liderado pelo técnico bicampeão olímpico neozelandês Mark Todd subiu para o 2º posto na contagem por Equipes, com 136,7 pontos perdidos (pp), os mesmos 3,67 pp atrás da equipe líder dos EUA, e agora a frente do Canadá, que está em 3º lugar, com 159,0 pp.
Todos os quatro integrantes do Time Brasil - Carlos Parro / Caulcourt Landline, Henrique Pinheiro / Land Quenotte, Márcio Carvalho Jorge / Lissy Mac Wayer e Ruy Fonseca / Tom Bombadill Too - ficaram entre os 18 conjuntos sem faltas dentro de tempo de 8 minutos e segundos estabelecido no Cross Country rna Will O´Wind Farm, no Pan Am Cross-Country Center. Ao todo são 41 os competidores.
Ruy Fonseca e Tom Bombadill Too em imagem por Lindsay Berreth - Chronicle of the Horse
Com esse resultado Ruy e seu Tom Bombadill Too, grandes vencedores da 1ª parcial o Adestramento, viram para a grande Final do Salto nesse domingo, 19/7, na liderança da competição. Carlos e Caulcourt Landline estão em 6º, Marcio com Lissy Mac Wayer em 10º e Henrique Pinheiro com Land Quenotte está em 13º.
“Foi muito bom!," destacou Ruy, radicado na Grã Bretanha. "É sempre preciso respeitar o percurso mesmo quando se tem um cavalo experiente. Muitos começaram a correr um pouco no início, então eu tomei cuidado até o sexto obstáculo. Eu estava um pouco atrás no tempo, mas saiba que poderia recuperar. Meu cavalo fez um percurso fantástico e eu realmente senti ele muito bem."
Henrique Pinheiro, Marcio Jorge, Ruy Fonseca e Carlos Parro: união faz a força; img: reprodução facebook Marcio Jorge
Agora o foco é a grande decisão com modalidade Salto que retorna ao Caledon Equestrian Center, a partir das 13h00 (14h00 fuso brasileiro). "Tivemos um bom dia ontem e hoje foi um bom dia. Espero que nossos cavalos estejam em forma na final desse domingo bem como das demais equipes, assim terminamos todos com espírito elevando. Os resultados são apenas detalhes. "
Histórico brasileiro do CCE em Jogos Pan-americanos
1995 - Mar del Plata - Argentina - ouro por equipe e bronze individual ( André Luiz Giovanini)
1999 - Winnipeg - Canadá - prata por equipe
2003 - Fair Hill - Estados Unidos - bronze por equipe ( O CCE foi disputado nos Estados Unidos pela falta de estrtutura para a modalidade na sede oficial dos Jogos, Santo Domingo)
2007 - Rio de Janeiro - Brasil - bronze por equipe
2011 - Guadalajara - México - bronze por equipe
CBH com infos Chronicle of The Horse - versão Carola May