Medalhistas olímpicos competem pela última vez no Brasil antes dos Jogos Rio 2016. Para os amantes de arte, o evento na Hípica Paulista conta com instalação de Tarsila do Amaral.
Mais uma vez, o público paulista terá a chance de ver de perto e, gratuitamente, cavaleiros renomados como Rodrigo Pessoa e Doda Miranda competindo no Concurso de Saltos Internacional Indoor e Nacional da Sociedade Hípica Paulista, de 7 a 11 de outubro.
Doda com Ariness van´t Wolferink
Além dos medalhistas olímpicos, a competição contará com outros brasileiros que brigam pela vaga nos Jogos RIO 2016 como Pedro Veniss, Felipe Amaral, os líderes do Campeonato Brasileiro Hyundai Sênior Top, Sérgio Marins, Pedro Muylaert e José Roberto Reynoso Fernandez Fº. Quem também confirmou participação é o brasileiro naturalizado ucraniano, Cassio Rivetti, que salta pela equipe da Ucrânia e é nome praticamente garantido nos Jogos do ano que vem.
Pedro com Quabri d´Isle no CSIO de Barcelona ; img: CSIO de Barcelona
Outro e grande destaque do evento fica por conta do armador de percurso, Guilherme Jorge. Pela primeira vez na história, um brasileiro terá a missão de desenhar os percursos dos Jogos Olímpicos e ele foi escalado para armar as provas do Internacional e Nacional Indoor. Será como um evento-teste para os Jogos Rio-2016.
Guilherme Jorge: course-designer das Olimpíadas a postos no Indoor 2014
O Grande Prêmio, percurso mais importante do evento, que acontece dia 11, deverá ter alguns obstáculos semelhantes aos que serão enfrentados pelos cavaleiros na competição do ano que vem, e é válido pela sétima de oito etapas do Campeonato Brasileiro Hyundai Sênior Top, na qual os cavaleiros pontuam no ranking da Federação Equestre Internacional. O GP do Indoor também vale como etapa seletiva para a Final da Copa do Mundo 2016 e qualificativa olímpica.
Rodrigo Pessoa que saltou o Mundial 2014 com Status entre em pista no Indoor 2015 com Pipoket, montaria com a qual Sergio Marins, assumiu a liderança o Campeonato Brasileiro Hyundai Senior Top 2015, após vitória no GP no Rio
Sergio Marins e Pipoket no Rio Longines Festival ; img: Beatriz Cunha
Exposição Universo de Tarsila
A Hípica Paulista ainda recebe alguns elementos da exposição "Universo de Tarsila". Uma área do local se transformará em uma espécie de atelier que pertenceu a Tarsila do Amaral em 1920. Os presentes poderão apreciar réplicas de obras e objetos especiais cedidos pela família da artista e conhecer um pouco mais do universo da pintora. A mostra tem curadoria de Tarsilinha do Amaral, sobrinha-neta de Tarsila, que é sócia da Hípica, e leva a mostra para o evento pela forte relação que tem com o hipismo.
Tarsila do Amaral com a amiga Beth Miranda no lançamento do livro Abaporu: uma obra de Amor
Em seu recém lançado livro "Abaporu, uma obra de Amor", Tarsilinha aborda um outro viés sobre a obra Abaporu: a tela brasileira mais famosa e valorizada da história. Abapioru seria um autoretrato de Tarsila, possivelmente nua, frente a um espelho, com intuito de impressionar seu então grande amor, o escritor Oswald de Andrade.
Outras atrações
Para quem gosta de aventura, três ótimas opções são as provas de Potência - salto em altura sobre o muro - , a Corrida de Pônei e a prova Carro x Cavalo que acontecem durante o evento.
Com entrada franca, os shows prometem agitar e levantar o público no mega picadeiro coberto.
Já para a garotada curtir o fim de semana na véspera do Dia das Crianças, a hípica prepara o Passeio de Pônei gratuito, dias 10 e 11.
O Indoor conta com o patrocínio de Longines, Hyundai, Hermès, Coelho da Fonseca, Cyrela, Four Seasons, Artefacto, Gocil, Phytoervas, Johnnie Walker, Sky, Lau Rent e apoio de Engeval, G5-Evercore, By Kamy, Gerdau e Tryp Berrini.
Entrada Franca
Sociedade Hípica Paulista
Rua Quintana, 206 - Brooklin Novo
Estacionamento: R$ 25,00
Fonte: SHP; fotos: Luis Ruas, Beatriz Cunha e divulgação CM