No sábado, 7/11, foram definidas as primeiras duas finais individuais no Sul Americano e Americano da Juventude no Haras El Capricho, a 100 km de Buenos Aires. A exemplo da disputa por equipes, em que o Brasil subiu ao pódio em todas as categorias e levou 10 medalhas nas cinco categorias, mais uma vez os jovens talentos brasileiros fizeram jus ao favoritismo. O goiano que treina em São Paulo Alberto Sinimbu com Sharapova MCJ sagrou-se campeão Sul Americano Young Riders (16 a 21 anos), que teve sua disputa final a 1.50 metro. Na série Pré-junior (14 a 16 anos), a 1.30 metro, Filipe Baratella Risi e Vancouver de la Vaux foi o campeão.
Alberto e Sharapova em salto espetacular rumo a vitória
Com 5 pontos perdidos (pp) na prova final - 4 na 1ª passagem e 1 na 2ª - o goiano Alberto Bento Sinimbu, campeão brasileiro Junior e bronze no Americano Junior em 2014 e campeão brasileiro Young Riders 2015, montando Sharapova MCJ venceu a prova final e faturou seu primeiro o título Sul Americano Young Riders, categoria de mais alto rendimento antes da Senior Top (nível olímpico).
O merecido galope a vitória verde amarelo com Alberto e Sharapova
Em mais uma importante conquista pelo Brasil, Thiago Aquino de Arruda Martins com Anneline conquistou o vice-campeonato Young Rider, 17,4 pp. Enquanto o bronze foi para o Chile com Alexander Imschenetzky com Salto por Salto Centina, 19 pp. Mais duas brasileiras terminaram entre os top 6: Yasmin Almendros / Piaf de Quintin e Anna Victoria de Lorenzi / Fleur de Vauxelles, respectivamente, na 4ª e 6ª colocação, com 25,46 e 38,40 pp.
Thiago e sua Annelline honraram o Brasil com o vice-campeonato
Comemoração no pódio da categoria Young Riders
Na disputa por equipes no Sul Americano Young Riders o aproveitamento do Brasil foi 100% com ouro e prata. Nesse domingo, 8/11, serão definidos os títulos Americanos das categorias Mirim e Junior.
Sul Americano Young Riders
1º Alberto Bento Sinimbu / Sharapova MCJ - Brasil - 14 pp
2º Thiago Aquino de Arruda Martins / Anneline - Brasil - 17,04 pp
3º Alexander Imschenetzky / Salto por Salto Centina - Chile - 19 pp
4º Yasmin Almendros / Piaf de Quintin - Brasil - 25,46 pp
6º Anna Victoria de Lorenzi / Fleur de Vauxelles - Brasil - 38,40 pp
Fonte: CBH - C.May com fotos: Luis Ruas / divulgação