A terceira e última decisão da Copa das Nações da Juventude no Winter Equestrian Festival em Wellington (EUA) nesse sábado, 5/3, foi da categoria Young Riders (16 a 21 anos) e o Time Brasil conquistou a medalha de prata. Já na categoria Mirim (14 a 18 anos) e Junior (16 a 21 anos), a nata jovem levou bronze e prata. A 4ª edição da Copa das Nações da Juventude que mais uma vez teve patrocínio da familia Andrade e Hollow Creek Farm contou com nove países. A armação de pista foi dos norte-americanos Steve Stephens e Ken Krome.
João Victor Aguiar, Ana Victoria Campelo, Giulia Scampini e Yasmin Almendros com o chefe de equipe Caio Sérgio de Carvalho
Quatro equipes largaram na corrida pelo ouro na série Young Riders e o resultado da 1ª volta com EUA em 1º, Brasil, em 2º e Irlanda em 3º se confirmou na 2ª e decisiva rodada. O Time Brasil - Yasmin Almendros com Piaf de Quintin, 9 e 5 pontos perdidos, Anna Victoria de Lorenzi Campelo montando Fleur de Vauxelles, pista limpa e quatro pontos, Giulia dal Canton Scampini apresentando Keep on Fighting, 4 e 5 pontos perdidos, e João Victor Castro com Quentin PJ, único com com duplo zero falta - honrou as cores verde amarela com a medalha de prata totalizando 13 pontos perdidos.
Yasmin com Piaf de Qintin, Ana Victoria com Fleur de Vauxelles, Giulia com Keep on Fighting e Joao Victor apresentando Quentin PJ
Os EUA fecharam com os mesmo 1 ponto perdido da primeira volta e comemoram ouro pelo quarto ano consecutivo. A medalha de bronze ficou com a Irlanda, totalizando 15 pontos perdidos.
EUA, ouro, Brasil, prata e Irlanda, bronze
Sem dúvida, o resultado da geração futuro do Brasil foi mais uma importante conquista e o ano ainda promete fortes emoções para os jovens talentos com a realização do Campeonato Sul Americano da Juventude, entre 5 e 11 de setembro, na Sociedade Hípica Paulista.
O Time Brasil de Young Riders com familiares, dirigentes Constantino Scampini, diretor da CBH, e Luiz Roberto Giugni, presidente da CBH, otreinador José Luiz de Carvalho e apoio de Nelson Pessoa e Doda Miranda
Histórico brasileiro na competição
Na categoria Junior o Brasil é bicampeão 2013 / 2014, bronze em 2015 e prata em 2016. Na categoria Mirim, o Brasil conquistou ouro em 2013, foi prata em 2014, 2015 e agora bronze em 2016. Na série Young Riders, a equipe brasileira foi bronze em 2013 e em 2016 repetiu a prata de 2015.
Nesse domingo, 6/3, a nata jovem retorna para o GP individual em cada uma das três categorias.
Young Riders - 4 equipes
Campeã EUA - 1 pp
Kelli Cruciotti / Chamonix H - 1/0
Alexandra Crown / Von Cim - 0/0
Madison Goetzmann / Wrigley - 4/0
Victoria Colvin / Zidane - 0/forfait
Vice Brasil - 13 pp
Yasmin Almendros / Piaf de Quintin - 9/5//
Anna Victoria de Lorenzi Campelo / Fleur de Vauxelles - 0/4
Giulia del Canton Scampini / Keep on Fighting - 4/5
João Victor Castro / Quentin PJ - 0/0
3ª colocada Irlanda - 15 pp
Cormac Hanley / Twan - 1/1
Noelle Barry / Venturo 9 - 4/5
Paraci Kenny / Pepperpot - 4/0
Jenny Rankin / Corland´s Cheyenne - 4/9
Fonte: CBH - Carola May com fotos: Gabriela Lutz / divulgação