Ele deixa saudades: Grass Valley, um cavalo de Concurso Completo de ponta, montado pelo bicampeão olímpico Mark Todd e posteriormente pelo seu aluno o jovem talento brasileiro Gabriel Cury. Em 17/4, em um acidente no Internacional Belton Horse Trials na Inglaterra, o cavalo Grass Valley, de 16 anos, montado por Gabriel,fraturou uma pata após tocar em um sólido obstáculo e teve que ser sacrificado. O conjunto representou o Brasil nos Jogos Equestres Mundiais 2014 e estava entre os fortes candidatos a uma vaga no Time Brasil nos Jogos Rio 2016.
Gabriel com Grass Valley em dois momentos: no Mundial 2014 e no Badminton Horse Trials, onde o cavaleiro foi o melhor young rider
"Muito obrigado pela nossa jornada vitoriosa!! Só sou grato por você!! Sem palavras para descrever a nossa parceria! Somente essa foto para expressar meu carinho por você!! Fique bem aí em cima", agradeceu Gabriel em sua rede social.
“Ele pode até não ter sido o melhor cavalo de CCE do mundo, mas foi um gentlemen absoluto e todos que o conhecera lhe amavam. Grass Valley tinha uma relação muito especial com Gabriel e eles alcançaram muito e em uma curta jornada juntos", declarou Mark Todd, treinador do Time Brasil da modalidade.
Entre as conquistas de Mark Todd com Grass Valley, está o 11º posto individual e a medalha de bronze por equieps nos Jogos Equestres Mundiais 2010. Gabriel começou a montar o cavalo em 2013, começando nas categorias de base e progredindo rapidamente conquistou o 5º posto na categoria menores de 25 anos no badalado CCI3* de Bramham em 2014. No mesmo ano, Gabriel também havia terminando na 42ª colocação entre 91 conjuntos nos Jogos Equestres Mundiais na França. Em 2015, o conjunto zerou o cross Badminton, um conquista memorável para um cavaleiro que estreou em sua primeira competição FEI na modalidade apenas dois anos antes.
CBH com infos Horse & Hound