A amazona Vanessa Persson, do Paraná, montando Polo Black, venceu o desempate da final individual da série principal do Campeonato Brasileiro de Escolas de Equitação, neste domingo, 3, na Sociedade Hípica PortoAlegrense. Ela concluiu o percurso de 0,85m em 45,73 segundos e sem faltas, aproximando-se em 27 centésimos de segundos do tempo ideal, estimado em 46 segundos. A prova encerrou as disputas, que se iniciaram na sexta-feira, 1, e tiveram 210 conjuntos participantes de sete estados.
Santa Catarina comemorou o título por equipes, São Paulo foi vice e o Mato Grosso do Sul, bronze
Pela manhã, a gaúcha Marina Dalligna Pasquali, montando Presente, concluiu a prova de desempate da série preliminar, com obstáculos de 0,65m, e levou o ouro em 46,50 segundos de tempo e nenhuma falta.
Vitória para o Rio Grande do Sul na disputa por equipes da categoria Preliminar, representantes do Paraná levaram o vice-campeonato
No sábado, 2, os gaúchos Augusto Perfeito, Francisco Buchaín, Edilaine Monteggia e Gabriel de Souza venceram a prova com obstáculos de 0,60m, série preliminar por equipes. Eles realizaram o percurso sem faltas. Já na modalidade principal, com obstáculos de 0,80m, quem venceu foi a equipe de Santa Catarina, composta por Bruna Correia, Isabella Teixeira, Rafaela da Silva e Marina Orlando. Além de atletas do RS e SC, participaram cavaleiros e amazonas do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Pernambuco.
O Campeonato Brasileiro de Escolas de Equitação é um evento anual e este ano foi organizado pela Hípica Portoalegrense, com apoio da Federação Gaúcha de Esportes Equestres (FGEE) e Confederação Brasileira de Hipismo (CBH).
Final Série Principal
Campeã Vanessa Persson/PR
Vice Bruna Correia/SC
3ºGilmara Pandolfo Zabot/RS
Final Série Preliminar
Campeã Marina Dalligna Pasquali/RS
Vice Francesca Fraga Faccioli/RS
3º Thais Dutra do Nascimento/RS
Fonte: Froes Berlato Associados ; fotos: Itamar Assumpção