O Time Brasil de Salto foi campeão na Longines Challenge Cup, a final de consolação da Furusiyya FEI Nations Cup Jumping Final, na manhã desse domingo, 25/9, no Real Club de Polo de Barcelona. A disputa que abriu o último dia do CSIO Barcelona estava agendada para sexta-feira, mas foi transferida devido ao mau tempo.
Pedro Veniss com Quabri d´Isle, último conjunto do Brasil, garantiu o ouro ao completar os dois percursos com o único duplo zero falta. Rodrigo Pessoa com Citizenguard Cadjanine Z fechou com 4/0, Yuri Mansur e Babylotte com 8/0. Stephan Barcha com Landpeter do Feroleto foi eliminado. Assim o Brasil liderado pelo chefe de equipe Caio Sérgio de Carvalho foi campeão com 12 pontos perdidos, superando o Quatar, 16 pp, Colombia, 18. Pela conquista, o Brasil garantiu 80,375 euros dos 300 mil em jogo.
"A gente estava confiante em fazer um bom resultado. Obviamente, no papel, a equipe da França era a favorita por ser a atual campeã olímpica, mas dentro da pista tudo pode acontecer. A competição foi de alto nível, mas os franceses não tiveram um bom dia hoje e o Catar estava na nossa cola. Nós tivemos um pouco mais sorte e conseguimos a vitória mesmo com alguns contratempos na pista", disse Rodrigo Pessoa.
"Ficou um gostinho um pouco amargo de não termos ido para a final, mas fomos recompensados. Ganhar, principalmente em alto nível é muito difícil, ainda mais com grandes equipes, mas conseguimos levar esse título", destacou Caio Sergio Carvalho, chefe de equipe do Brasil.
Yuri Mansur, Pedro Veniss, Rodrigo Pessoa, Caio Sérgio de Carvalho, Felipe Amaral (reserva na Challenge Cup) e Stephan Barcha. img: site oficial CSIO Barcelona
Depois de ter perdido a vaga na grande final por uma diferença de tempo de um segundo para a Holanda, o Brasil estava empenhado em conseguir um pódio no Challenge Cup. A prova, com obstáculos a 1,60m e duas voltas, contou com a participação das dez equipes que não avançaram para a final da Copa das Nações, que aconteceu no sábado (24/09) e teve como campeã a Alemanha.
A Alemanha faturou ouro com Christian Ahlmann / Taloubet Z, Marcus Ehning / Pret a Tout, Jane Friederike Meyer / Goja 27 e Ludger Beerbaum / Casello com zero ponto perdido. Também sem faltas, a equipe da Grã Bretanha foi prata, após desempate com a Alemanha. Ahlmann e Taloubet e Ehning com Preta a Tout zeraram e os britânicos Nick Skelton com Big Star e Michael Withaker com Viking, integrantes da equipe britânica também, mas em tempo maior. Os EUA foram bronze com 4 pontos perdidos. A Alemanha levou 500 mil euros de um total 1,5 milhão.
O CSIO5* de Barcelona é um dos concursos mais tradicionais do calendário internacional de Hipismo e acontece no Real Club de Polo, palco das provas de Salto nos Jogos Olímpicos de Barcelona-92. O evento, que começou no dia 22/09 e terminou nesse domingo, contou com a participação dos principais cavaleiros do mundo e distribuiu 2.1 milhões de euros.
Fonte: MkT Mix Comunicação e CBH com infos e foto CSIO de Barcelona