O Campeonato Brasileiro de Amazonas que agitou a Sociedade Hípica Paulista, entre 28/9 e 2/10, foi mais que concorrido com participação de nada menos que 311 conjuntos na largada da competição. Após a decisão dos quatro pódios por equipes na sexta-feira, 30/9, e sábado, 1/10, nesse domingo, 2/10, foram definidos os títulos individuais: Amazonas Top, a 1.30 metro, Amazonas, 1.20 metro, Amazonas A, 1.10 metro, e Amazonas B, 1 metro, sem divisão por idade. O único campeonato 100% feminino também teve seus percursos assinados por uma mulher: a ex-amazona olímpica e course-designer internacional Lucia Faria Alegria Simões. Veja a seguir os detalhes da decisão a 1.30 metro.
Após a terceira prova, seis conjuntos mantiveram-se sem faltas levando a decisão da principal categoria a 1.30 metro a um emocionante desempate. Última em pista, a jovem amazona Giovanna Lara de Freitas, 16, montando Evina partiu com confiança e sem faltas na incrível marca de 26s64 faturou seu primeiro e merecido título brasileiro.
Giovanna e Evina: categoria e arrojo
O vice-campeonato e 3º lugar também ficaram com representantes da nata jovem do hipismo brasileiro: a catarinense Gabrielle Fontoura Berger montando Calandra que cruzou a linha de chegada com pista limpa, em 27s20 e a paulista Nicolle Margeotto apresentando VDL Wagrain, sem faltas, 32s13. Participaram da disputa 51 conjuntos.
A vice-campeã Gabrielle e Calandra
Bronze para Nicolle e VDL Wagrain
Giovanna, 4ª no Sul Americano Mirim 2014, 4ª no Sul Americano Pré-junior 2016, entre outras importantes classificações, tinha motivos de sobra para comemorar. "Esse título é muito importante mim: é a primeira vez que sou campeã brasileira", garantiu Giovanna. "Eu estava muito confiante desde o começo do campeonato e também com a minha égua. Acho que a gente pôs em prática tudo que estava treinando no dia a dia", destacou a amazona que mora Santos e todos os dias viaja para o Haras Quality Horse em Embu das Artes. "São 200 km por dia e eu costumo montar meus dois cavalos e mais um ou dois para treinar", revelou Giovanna.
"O Rafael Leite é o meu professor e antes o Yuri Mansur me dava aula e agora ele foi morar na Bélgica, mas continua me acompanhando de longe! Quero dedicar essa conquistas a meus pais Adriana e Carlos Eduardo Freitas que estão sempre comigo, ao meu professor Rafael e o veterinário André Lolo", destacou a jovem campeã. "Talvez eu vá pra o Best Jump em Porto Alegre, mas acho que esse ano já está bom para encerrar e dar um descanso para os cavalos", observou a amazona que planeja seguir carreira no esporte. "Pretendo fazer faculdade, mas sempre conciliar com hipismo."
Final Amador Top - 1.30 metro
Campeã Giovanna Lara de Freitas / Evina - FPH - 0 pp - 0/26s64
Vice Gabrielle Fontoura Berger / Calandra - FCH - 0 pp - 0/27s20
3º Nicolle Pantoja Margeotto / VDL Wagrain - FPH - 0 pp - 0/32s13
4º Ana Victoria de Lorenzi Campelo / Fleur de Vauxelles - FGEE - 0 pp - 4/28s30
5º Stephanie Behar Braga / GR Armani - FPH - 0 pp - 4/28s86
6º Daniela Fernandes Lemos Castro / Galdini - FPH - 0 pp - desistente
As vencedoras também foram premiadas com um óculos Ana Hickmann Eyewear, um brinde Theria (bridões) e a campeã levou uma máquina de café Três Corações. A Hermès premiou as amazonas mais estilosas: a catarinense Victoria Junckes na categoria Amazonas Top.
Victoria Junckes: prêmio especial Hermès
Fonte: CBH - C.May; fotos: Luis Ruas e Duílio Andrade