As condições físicas dos principais astros do CSI2*-W The Best Jump foram analisadas nesta quarta-feira, 26/10, na Sociedade Hípica Portoalegrense. A inspeção serve como credenciamento dos cavalos no concurso, atestando que estão aptos a participar das provas.
O veterinário oficial do The Best Jump, Jarbas Castro Júnior, explica que a avaliação verifica o movimento do animal e se ele está sentindo dores. “Antes, porém, uma equipe identifica, revisa e analisa as questões sanitárias”, diz Jarbas.
Os microchips dos cavalos também são verificados durante a inspeção veterinária; img: Itamar Aguiar
A inspeção, que verificou a saúde de cerca de 200 animais, foi acompanhada pelo representante da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, Marcelo Cairoli. “A ABCCC tem uma preocupação constante com o bem-estar dos cavalos e busca sempre estar próximo do que há de novo no setor. Viemos acompanhar e trocar experiências”, comentou.
A primeira fase aconteceu no período da manhã desta quarta-feira, na qual 80 cavalos das séries nacionais foram inspecionados. Outros 120, que saltam as provas internacionais, foram avaliados no período da tarde. A inspeção no Nacional continua nesta quinta-feira, 27, quando também rolam as primeiras oito provas do concurso que segue até o domingo, 30, com entrada gratuita na SHPA.
Fonte: Rosângela Garcia / fróes, berlato associadas