No final de semana, em 26 e 27/11, a caravana da modalidade Concurso Completo de Equitação (CCE) disputou o CIC 1,2 e 3*, CCI e CCN no Haras Horsecross, em Barretos, de propriedade do medalhista pan-americano e cavaleiro olímpico Marcio Carvalho Jorge, que dessa vez não competiu por estar se recuperando de uma fratura na mão. O CCE é conhecido como triatlon do hipismo: vence quem computar o menor número de pontos perdidos nas modalidades Adestramento, Cross Country e Salto. Participaram da disputa - que em algumas categorais definiu os campeões brasileiros - atletas de todos os níveis e categorias, e em paralelo rolou a grande final do projeto Olímpicos do Amanhã (aguarde cobertura).
Na categoria de rendimento máximo, CIC3*, o título brasileiro foi para cavaleiro olímpico Marcelo Tosi apresentando Glenfly. A dupla fechou o adestramento com 52,5 pontos perdidos (pp), o cross sem faltas nos obstáculos com 23,6 pp de excesso de tempo e o salto com uma falta, totalizando assim 84,1 pp. Marcelo se mostrou satisfeito com o resultado e desempenho de Glenfly. "O Genfly tem 11 anos, é um Puro Sangue Irlandês filho de Presenting, e está comigo desde os 7 anos. Ele corria Style Chase na Inglaterra quando o comprei. Minha performance no evento foi boa e muito regular nas três disciplinas. A prova de salto estava toda a 1.25 metro e o cross country bem forte", destacou Marcelo. "Para 2017 a expectativa é fortalecer a experiência dele no nível 3* e nos preparar e qualificar para o mundial de 2018", adiantou o cavaleiro, titular do Haras Agromix, em Jaboticabal.
Marcelo com Genfly: conjunto campeão brasileiro em franca ascensão; img: arquivo
"Tenho seis cavalos em treinamento fazendo provas de CCE e Salto e mais quatro que em fase de doma para o ano que vem. São cavalos que uso para minhas competições e comércio. No momento ficarei baseado somente no Brasil e talvez em 2018 farei algum tour nos EUA", conta Marcelo, que também deixou uma mensagem. "Gostaria de agradecer ao meu cavalo e a todos que têm me apoiado e dizer que o CCE no Brasil em 2017 trará boas surpresas aos praticantes!"
Os campeões da categoria Mirim Leonardo Petsch e Enzo Toque em flash de Juliana Pereira Lima; reprodução facebook
O campeão Master Ricardo Duarte Martins e o vice Silvano Bento de Souza devidamente premiados ; img: Juliana Pereira Lima - reprodução facebook
Ana Paula Perracini, vice campeã nas categorias Nível I e CIC1* em super registro por Larissa Aranha; reprodução facebook
Sidnei de Sousa com Capri HCR: campeão nível I ; img: reprodução facebook
No balanço geral a participação foi boa nas disputas válidas pelo Campeonato Brasileiro e demais séries. Veja abaixo quem foram três primeiros em cada categoria e clique aqui para ver o resultado completo.
Brasileiro Master
Campeão Ricardo Duarte Martins / La Belle da Figueira -45,0 pp
Vice Silvano Bento de Souza / Charlote -48,1 pp
3º Aquilino Limongi / Ópera -84,1 pp
Brasileiro Mirim
Campeão Leonardo Petsch / Obsess -56,9 pp
Vice Enzo Toque / Oásis -60,4 pp
3º Antonio Simão Neto / Bergo -61,7pp
Brasileiro Amador
Campeã Luana Gianechni Senra / Vitório Emanuelle -59,8 pp
Vice Murilo Botardo Stabelini / Salamandra Miss Rex -63,0 pp
3º Murilo Botardo Stabelini / Land Allure -67,4 pp
Brasileiro Senior CIC3*
Campeão Marcelo Tosi / Glenfly -84,1 pp
Vice Luis Felipe Silveira / Harmony do Cach -92,0 pp
3º Márcio Appel / PP Tarca -92,4 pp
Série 0.70 metro
Campeã Lais Robattini / Estiva TW -33,0 pp
Vice Lucca Martins Pereira Lima / Kiwi do Guega - 39,4 pp
3º Stefane Häcker / Bauhas Lua - 51,0 pp
Série 0.90 metro
Campeão Bruno Uliana Pogi / Indusparquet Shakira -34,3 pp
Vice Ricky Candi / Sunny - Destaque JT -38,8 pp
3º Sidnei de Sousa / Safim -38,9 pp
Nível I
Campeão Sidnei de Sousa / Capri HCR -39,5 pp
Vice Ana Paula Perracini / Graal Anamila -53,2 pp
Luana Gianechni Senra / Vitório Emanuelle -59,8 pp
CIC1*
Campeão Sidnei de Sousa / SL Belly -43,4 pp
Vice Ana Paula Perracini / Guabi Graal Boreal -45,3 pp
3º Sidnei de Sousa / Quaint Normand -48,4 pp
Fonte: CBH - C.May