Chegou a hora da decisão do Campeonato Brasileiro Hyundai Senior Top (rendimento máximo) que teve sua 8ª e última etapa nesse domingo, 4/12, na Sociedade Hípica Paulista. Ao final, o cavaleiro olímpico paulista José Roberto Reynoso Fernandez Filho, líder da competição, confirmou o bicampeonato brasileiro 2015/2016 com a vitória no GP Hyundai e nada menos que a quarta dentre os oito GPs com seu cavalo Maestro St Lois.
Só alegria para Zé Roberto e Maestro St Lois
Foram 25 os conjuntos que largaram na 1ª volta do GP Hyundai, a 1.55 metro, e - conforme a regra - os 12 melhores habilitaram-se à 2ª e decisiva volta, dos quais seis sem faltas. Zé Roberto montado Maestro St Lois venceu o GP com duplo zero em 50s45 na 2ª volta, deixando Cesar Almeida montando Zojasper Império Egípcio que fez dois percursos limpos, em 53s95, com o vice-campeonato.
Zé Roberto em ação no último obstáculo da 2ª e decisiva volta do GP Hyundai
Assim Zé Roberto e Cesar também foram, respectivamente, campeão e vice brasileiros Senior Top, com 127 pontos e 100,50 pontos. O 3º posto na contagem geral do Campeonato Brasileiro ficou com Artemus de Almeida, 74 pontos.
O vice-campeão Cesar em salto espetacular com Jojasper Império Egípcio
Ao todo o GP Hyundai distribuiu R$ 120 mil entre os 12 primeiros colocados. A 3ª posição no GP coube a Marcio Cia Junior apresentando Willen, duplo zero, 55s26.
Mario e Willen
Completaram o placar da 4ª à 6ª colocação: Alberto Sinimbu com Sharapova MCJ, Guilherme Foroni com SL Implacável e Tiago Mesquita com Ellechin Ter Door, todos com dois percursos zerados, em 55s76, 60s90 e 64s53, respectivamente.
O jovem talento Alberto com Sharapova MCJ
Guilherme afiado com SL Implacável
Tiago com seuEllechin Ter Door
Depoimento dos campeões
"Eu fiz a minha parte e queria vencer o GP, mas não torci contra o Zé Roberto. É sempre muito difícil bater ele", disse Cesar Almeida, medalhista pan-americano e bicampeão brasileiro senior top 2007/2011. Zé Roberto tinha motivos de sobra para comemorar. "Deu tudo certo desde o início do ano, consegui fazer a programação para meus cavalos chegarem bem nos concursos", destacou o campeão brasileiro senior top 2016, que ainda faturou um carro Hyundai iX35. O Campeonato Brasileiro também foi válido pelo ranking Longines de Salto da Federação Equestre Internacional.
Cesinha, vice-campeão, sempre mostrando fairplay e espírito competitivo
"Só tenho a agradecer aos meus tratadores Guinho, Leo, Rafa que fica mais em casa, Dinei e Dona Janete que também trabalha, meus cavalos, a veterinária Priscila Azevedo, o ferrador Marcelo e toda equipe de apoio. Hoje quem brilha sou eu e o Maestro, mas por traz tem muita gente fazendo essa estrela brilhar. Agradeço ao Kiko Mari e Constantino Scampini, que também são proprietários do Maestro, e peço desculpas se esqueci alguém. Sem dúvida nenhuma, quero agradecer a todos vocês que sempre estão torcendo por mim e dando incentivo para continuar essa carreira."
Mais um flash do campeão Zé Roberto com seu Maestro St Lois
Zé Roberto ainda comentou a dificuldade do GP. "Achei que o percurso ia dar um pouco mais de falta, mas a Marina Azevedo fez um brilhante trabalho. Gosto muito das pistas dela, assim como do Helio Pessoa e Guilherme Jorge. Acho que temos bons armadores no Brasil", destacou Zé Roberto, que ainda tem dois concursos pela frente em 2016. "Sem dúvida nenhuma, o Maestro merece um descanso. Mas depois do ranking aqui na Hípica Paulista na semana que vem, ainda tem o GP em nome do meu pai - o cavaleiro José Roberto Reynoso Fernandez (Alfinete) in memoriam - no Clube Hípico de Santo Amaro que talvez eu salte com o Maestro. Convido a todos competidores, amigos e pessoas para esse grande encerramento da temporada."
Campeonato Brasileiro Hyundai Senior Top 2016
Os seis melhores do Campeonto Brasileiro Senior Top 2016 com Caio Sérgio de Carvalho, Marcelo Vasconcellos, Mauro Correia, Luiz Roberto Giugni, Antonio Maciel e Constantino Scampin
Campeão José Roberto Reynoso Fernandez Filho - 127 pontos
Vice Cesar Almeida - 100,50 pontos
3º Artemus de Almeida - 74 pontos
4º Tiago Mesquita - 70,50 pontos
5º Alberto Bento Sinimbu - 69,50 pontos
6º Thiago Mattos - 62,00 pontos
Tabela com a contagem completa - clique aqui
GP Hyundai - 1.55 metro
Os vencedores do GP Hyundai com Luiz Roberto Giugni, que deixa a presidencia da CBH após oito anos de mandato no final de 2016, ladeado por Mauro Correia e Antonio Maciel, representando a Hyundai Caoa
Campeão José Roberto Reynoso Fernandez Filho / Maestro St Lois - 0/0/50s45
Vice Cesar Almeida / Zojasper Império Egípcio - 0/0/53s05
3º Mario Francisco Cia Junior / Willen - 0/0/55s26
4º Alberto Bento Sinimbu / Sharapova MCJ -0/0/55s76
5º Guilherme Dutra Foroni / SL Implacável - 0/0/60s80
6º Tiago Mesquita / Ellechin Ter Door - 0/0/64s53
Fonte: CBH com infos SHP - C. May; fotos: Luis Ruas