A Federação Equestre Internacional confirmou em 18 de janeiro, a convocação de mais uma representante brasileira na Final do Fei Children’s International Classics 2016 em Guadalajara, México, entre 24 de 29 de janeiro. Além de Lys Katherine Park Kang, campeã da seletiva brasileira em outubro na Sociedade Hípica Paulista, Rafaela Dias Mello, vice-campeã, também vai defender o Brasil. Rafaela com sua Madame Lili foi a vencedora da prova final da seletiva.
Rafaela e Madame Lili no último salto da prova final da seletiva brasileira FEI Children na Hípica Paulista
Os 16 melhores estrangeiros das seletivas - 10 melhores colocados da seletivas Gold (máximo de 2 concorrentes por pais) e o vencedor da Gold Tour em cada grupo da FEI que já não esteja representando entre os top 10 - e outros 16 conjuntos mexicanos concorrem ao título de campeão. A disputa é aberta a cavaleiros e amazonas de 12 a 14 anos (incluindo aqueles que possam ter ultrapassado a faixa etária agora em janeiro de 2017). A cada ano, atletas estrangeiros competem com cavalos emprestados pelos jovens concorrentes do país anfitrião e designados via sorteio.
Lys, 14, que treina com Everaldo Mendes, o Careca, no Centro Hípico Granja Viana na região metropolitana de São Paulo, já tem experiência internacional. Fui duas vezes prata por equipes sul americana na categoria Mirim (2015 e 2016), 3º lugar individual e por equipes na Copa das Nações em Wellington (EUA)”, contou Lys, campeã paulista Mirim 2016, ao vencer a seletiva brasileira.
Lys Kang com Macarena Tok comemorando a vitória na seletiva FEI Children na Hípica Paulista
Rafaela completa 13 anos durante a competição em 28/1 e monta na Hípica de Jundiaí com Nicolas de Zavalia. Entre outras conquistas, a amazona é campeã brasleira por equipes na categoria Pré-mirim 2016, super campeã do Curitiba Summer Tour e vice do Nacional da Hípica de Campinas na mesma categoria.
Histórico brasileiro na competição
Em 2013 a final FEI Children foi em Brasília e teve Brasil no placar com Paulo Roberto Brasileiro de Miranda, medalha de prata e Filipe Baratella Risi, bronze. Em janeiro de 2012, a Final 2011 do Fei Children´s International Jumping foi em Hong Kong e teve como campeã a brasileira Sarah Vasconcellos, também ouro por equipes. Em 2002 a final também foi na capital brasileira e o pódio foi 100% verde amarelo: Maira Machado Pinheiro, ouro, Fabio Genes, prata, Fernando Pasmanick Schilis, bronze. Em 2003, no Canadá, Fabio Genes honrou o Brasil com a medalha ouro.
Veja a lista de cavaleiros estrangeiros divulgada pela FEI
Emilia Demattei - Argentina
Rafaela Dias Mello - Brasil
Lys Katherine Park Kang - Brasil
Jade Fowler - Canadá
Jenna Lee Gottschlich - Canadá
Maria José Granados Gonzalez - Colômbia
Manon Gilles - França
Lilli Collee - Alemanha
Janne Visscher - Alemanha
Emiliano Gonzalez Lopez - Guatemala
Kaho Okada - Japão
Sofija Salatkaite - Lituania
Sophie Townsend - Nova Zelândia
Emma Watson - Nova Zelândia
Simone Nish - África do Sul
Acesse as informações completas no site FEI - clique aqui.
CBH com img: CMay