A Copa Ouro, a 1.35 metro, foi a principal disputa nesse sábado, 11/2, no 29º Torneio de Verão no Clube Hípico de Santo Amaro (SP), evento que tradicionalmente abre a temporada nacional de Salto. Foram os 45 conjuntos largaram na 1ª passagem a 1.35 metro, dos quais 11 habilitaram-se ao desempate idealizado por Vailton Jaci Cordeiro. Acostumados a uma rotina de vitórias, a consagrada dupla Rafael Ribeiro e Brucce Climber garantiu mais título para coleção, sem faltas, em 28s78, representando São Paulo.
Rafael com Brucce Climber a caminho da vitória ; img: Luis Ruas
Na 2ª colocação aparece o jovem talento paulista Pedro Egoroff com seu Anton 640, sem faltas, 29s57. O 3º posto foi do medalhista pan-americano Vitor Teixeira montando Amazing Blue Império Egípcio, pista, 30s39, também por São Paulo.
Pedro voando com Anton ; img: Luis Ruas
O 4º posto foi do carioca Victor Luminatti com Diamantina From Second Life Z, também sem faltas, 30s97. Representando Santa Catrina João Vitor Marcon com Cantonius JMen emplacou em 5º lugar, também sem faltas, 31s38. Guilherme Ciampi com Kracatoa Império Egípcio, pista limpa, 31s70, fechou o pódio na 6ª colocação, pelas cores de São Paulo.
Vencedores da Copa Ouro com Francisco Mari, que recém assumiu a presidência do CHSA pela terceira vez; img: João Markun
Rafael mesmo tendo levado Brucce Climber a mais de 20 vitórias no circuito nacional, inclusive no GP Torneio de Verão em 2013, garantiu: "cada conquista é única". Brucce, de 15 anos, está com o cavaleiro desde os seis. "Ele é meu em sociedade com um grande amigo, o Fabio Teles. Com certeza faz parte da família para sempre", garantiu Rafael, que toca a bem sucedida Escola do Centro Hípico Granja em parceria com Everaldo Mendes, o Careca. "Quero dedicar essa conquista ao meu avô Cel Newton Heraclio Ribeiro (ex-cavaleiro e horseman) e ao Careca", ressaltou o vencedor. "Semana que vem na 2ª Etapa do Torneio de Verão estamos na área com a mesma programação."
Rafael comemora com seu avõ e o amigo e sócio Everaldo Mendes; img: CM
Agenda
Nesse domingo, 12, acontecem oito provas e a principal disputa é o Clássico, a 1.45 metro, a partir das 14h30. A 2ª Etapa do Torneio de Verão volta agitar Santo Amaro entre 15 e 19/2. Novamente as principais disputas são a Copa Ouro no sábado, 18/2, e o Clássico / GP, no domingo, 19. O Torneio de Verão tem premiação de R$ 72 mil na 1ª etapa e R$ 80 mil na 2ª.
CBH com a fonte: CHSA ; fotos: Luis Ruas, João Markun / CHSA e cedida