"É fundamental saber a regra do seu jogo", traduz a essência do curso de formação e reciclagem de juizes com a juiza internacional olímpica Elaine Zander que contou com a participação de 30 pessoas, em 24 e 25 de maio, em Brasília. Entre os participantes de diferentes estados estavam não só interessados em seguir a carreira de juiz mas também aqueles que querem entender melhor o regulamento da modalidade, como cavaleiros e pais de atletas.
Elaine Zander emprestando sua vasta experiencia aos participantes do curso
Elaine Zander, que atua na área há cerca de 30 anos foi membro do júri da FEI nas Olimpíadas Rio 2016, que também contou com mais um juiz brasileiro Michel Detemple. Com muita experiência, tranquilidade e bom humor, diversos tópicos foram abordados, entre eles questões relacionadas ao pré-evento, como material, programa, regulamento, o evento, com os temas de inspeção veterinária, reunião técnica, croqui, atuações de cada membro do júri e as funções do juiz após o evento.
A abordagem, que é proposital, serve para criar mais interesse a respeito da área e mostrar que “julgar vai muito além dos 4 pontos”, pois durante os concursos as situações podem abrir espaço para diversos pontos de vista. “Os cursos de formação tentam, na medida do possível, criar uma paridade de julgamento, ou seja, busca fazer uma mesma base para todos os juízes e, depois, na medida em que a pessoa vai tendo mais experiência, vai colocando a sua personalidade e expertise”, explica Elaine.
“Com a internet e a divulgação dos regulamentos, não se esconde mais nada e essa transparência no esporte, para mim, é uma qualidade excepcional. Além disso, o cuidado e o respeito com os animais também é cada vez mais importante, até porque temos que mostrar à sociedade protetora dos animais que o nosso esporte, quando bem feito e bem praticado, é seguro”, garante a juiza internacional.
Com a fonte e foto: Chevaux