O Campeonato Brasileiro de Salto das categorias de base de alto rendimento movimenta a Sociedade Hípica Porto Alegrense, entre 19 e 23/7. Estão em jogo os títulos brasileiros das categorias Mirim (12 a 14 anos) 1.20 metro de altura, Pré-junior (14 a 16 anos), 1.30 metro, Junior (14 a 18 anos), 1.40 metro, e Young Riders (16 a 21 anos), 1.45 metro. Ao mesmo tempo as disputas também valem como seletiva para definição das equipes brasileiras (duas por categoria de cinco integrantes cada incluindo um reserva) no Campeonato Sul Americano da Juventude, entre 2 e 8/10, na Argentina. Lucia de Faria A. Simões, course-designer internacional e ex-amazona olímpica, assina os traçados do percursos.
Nessa quarta-feira, 19, acontecem as duas primeiras provas das categorias Pré-junior e Mirim, respectivamente, com 30 e 37 participantes. Na quinta-feira, 20, Mirins e Pré-juniores já disputam a final por equipes e Juniores e Young Riders, a primeira prova. Na sexta-feira, 20, Young Riders, 19 conjuntos, e Juniores, 22 conjuntos, entram em pista para a 2ª prova e final por equipes. No sábado, 22, tem as finais indiviudais Mirim e Pré-junior e no domingo, 23, são definidos os títulos brasileiros Junior e Young Riders.
Entre outros destaques estão a amazona da casa Laura Tigre, campeã sul americana Pré-junior 2016, campeã sul americana Mirim 2015 e que concorre na categoria Pré-junior,o carioca Pedro Backheuser, campeão brasileiro Junior 2015 e vencedor da 1ª fase na seletiva Junior, mas que pode optar pela categoria Young Rider.
Laura Tigre, jovem amazona top do Rio do Grande Sul, está entre os favoritos na categoria Pré-junior; img arquivo Itamar Aguiar
O paulista Philip Greenlees, vencedor da seletiva da Olimpíada da Juventude 2018, disputa o título Mirim, categoria que está acirradíssima com nada menos que oito conjuntos sem faltas na 1ª fase de seletivas do Sul Americano. As paulistas Ana Bretani Samaia e Patsy Zurita, que vem de grandes conquistas na temporada 2017, Victoria Mendonça, vice-campeã sul americana junior 2015, campeã brasileira junior e campeã sul-americana 2016, a paulista Giulia Scampini, bicampeã sul americana junior 2013/2014, estão entre os favoritos no Brasileiro Young Riders, categoria que representa o último passo para disputa das categorias Senior e Senior Top (mais alto rendimento no esporte).
Critérios rumo ao Sul Americano
Cavaleiros e amazonas das categorias Mirim, Pré-junior e Junior cumpriram a 1ª fase de seletivas do Sul Americano e agora no Brasileiro acontece a 2ª fase. Basicamente o critério de seleção para formação das equipes funciona da seguinte forma: campeão, vice e 3º lugar de cada categoria no Brasileiro, campeão, vice e 3º lugar da soma das seletivas da 1ª e 2ª fase e outras quatro vagas ficam a critério da comissão técnica. Todos postulantes a uma vaga na equipe brasileira precisam necessariamente ter disputado 2 das três seletivas da 1ª fase e o Campeonato Brasileiro. Para os Young Riders é necessaria somente a participação no Brasileiro.
Acompanhe o placar do Campeonato Brasileiro
Veja os Resultados da 1ª fase de Seletivas do Sul Americano
Fonte: Imprensa CBH ; informações: imprensa@cbh.org.br Carola May