Nessa sexta-feira, 21/7, a segunda parcial individual e das categorias Junior (14 a 18 anos), a 1.40 metro, e da Young Riders (16 a 21 anos) movimentou o Campeonato Brasileiro da Juventude, que também reune concorrentes das categorias Mirim (12 a 14 anos), 1.20 metro, e Pré-junior (14 a 16 anos), 1.30 metro, que disputaram a 2ª parcial em 20/7 têm final individual nesse sábado, 22/7. A armação dos percursos está a cargo da course-designer internacional Lucia Faria de Alegria Simões.
Na 2ª parcial categoria Junior, sob dois percursos, o Pedro Backheuser com Q'Pleasure de Bacon, conjunto que havia chegado em 8º na 1ª parcial, fez duplo zero, foi um dos dois vencedores da prova final e assumindo a liderança da competição com 4,29 pontos perdidos (pp). Pedro que foi campeão brasileiro junior 2015 busca o bicampeonato na categoria.
Pedro e Q'Pleasure de Bacon: líder entre os Juniores
O pernambucano Paulo Miranda, campeão brasileiro pré-junior 2015, com Cartoanne também venceu a prova com duplo zero e vem na vice-liderança da competição com 5,75 pp. Na 3ª colocação aparece o paulista Pedro Egoroff com Wangu Cooper, 8,98 pp.
Paulo voando com Cartoanne
Já na categoria Young Rider, conforme a regra também sob dois percursos identicos, mais uma vez, Victoria Junqueira Ribeiro de Mendonça, campeã sul americana Junior 2016, não deu chances aos adversários: após vencer a 1ª parcial voltou a garantir duplo zero com Diamant Z e segue firme na liderança da competição com 0 pp.
Victoria com seu Diamant Z: 100% de aproveitamento após duas das três provas
O paulista Rafael Moderno, vice-campeão brasileiro 2o15 e campeão brasileiro young rider 2016,fechou a 2ª parcial com apenas uma falta na 1ª volta e com o 2º lugar em 20/7 é o vice líder rumo a final 4.07 pp. Já em 3º lugar aparece novamente Victoria, dessa feita, com Una Bella 9, 6,19 pp.
0Rafael com EL Sancto
A disputas também definiram o placar das equipes. Na categoria Junior, ouro, para São Paulo, e prata para o Mato Grosso do Sul. Já na categoria Young Rider, mais uma vitória, para São Paulo e a equipe mista do Rio de Janeiro, Distrito Federal, Minas Gerais e Amazonas. Como não houve mínimo duas equipes de diferentes estados, o pódio Young Riders foi extra-oficial Com esse resultado, os cavaleiros e amazonas de São Paulo levaram quatro ouros, os outros dois em 20/7, respectivamente, nas categorias Mirim e Pré-junior. Confira aqui. A decisão do pódio individual Young Rider e Junior acontece no domingo, 23/7.
Disputa vale vaga no Sul Americano da Juventude 2017
O Campeonato Brasileiro vai definir os Times Brasil no Sul Americano da Juventude 2017, entre 2 e 8/10, na Argentina. Cavaleiros e amazonas das categorias Mirim, Pré-junior e Junior cumpriram a 1ª fase de seletivas do Sul Americano e agora no Brasileiro acontece a 2ª fase. Basicamente o critério de seleção para formação das equipes funciona da seguinte forma: campeão, vice e 3º lugar de cada categoria no Brasileiro, campeão, vice e 3º lugar da soma das seletivas da 1ª e 2ª fase e outras quatro vagas ficam a critério da comissão técnica. Todos postulantes a uma vaga na equipe brasileira precisam necessariamente ter disputado 2 das três seletivas da 1ª fase e o Campeonato Brasileiro. Para os Young Riders é necessaria somente a participação no Brasileiro.
Final Equipes Junior
Campeã São Paulo - 46,99 pontos perdidos (pp)
Felipe Piza de Toledo de Lorenzo / Corline JMen
Gabriel Villela / Balouin Amor
Pedro Egoroff / Wangu Cooper
Marcelo Gozzi / Caprice VDL
Vice Mato Grosso do Sul - 69,85 pp
Leonardo Parzianello Nassif / Lousiania JMen
Luis Octavio Franco / Anoux Z
Maria Antonia da Rosa Pereira / Cherie Premier
Parcial após 2 de 3 provas
1º Pedro Backheuser / Q´Pleasure - FEERJ - 4,29 pp
2º Paulo Miranda / Cartoanne - FEP - 5,75 pp
3º Pedro Egoroff / Wangu Cooper - FPH - 8,98
4º Marcelo Gozzi / Carpice VDL - FPH - 9,17 pp
5º André Fonseca Moura / Wummel - FHMG - 9,20 pp
6º André Fonseca Moura / Uniroyal - FHMG - 9,28 pp
Equipes Prêmio Integração Young Riders
Campeã São Paulo - 43,79 pp
Giulia Scampini / Keepon Fighting
Daniel Halaban / Shaitaan
Ana Samaia / Escadron van Koekshof
Victoria de Mendonça / Una Bella 9
Vice RJ, DF, Mig e AMA - 44,50 pp
Pedro Backheuser / JCR Quantico
Iury Guimarães Broges / Scott de Riverland
Pedro Moura Carvalho / Boomerang VH Kluizebos
Yasmim Almendros Santos / Piaf de Quintin
Classificação parcial após 2 de 3 provas
1º Victoria Junqueira Ribeiro de Mendonça / Diamant Z - FPH - 0 pp
2º Rafael Rodrigues Moderno / El Santo - FPH - 4,07 pp
3º Victoria Junqueira Ribeiro de Mendonça / Una Bella 9 - FPH - 6,19 pp
4º Yasmim Almendros Mrainho Santos / Piaf de Quintin - AMA - 11,17 pp
5º Ana Brentani Samaia / Escadron van Koekshof - FPH - 15,67
6º Daniel Halaban / Qualmatie du Breiil / FPH - 15,44 pp
Acompanhe o placar do Campeonato Brasileiro
Veja os Resultados da 1ª fase de Seletivas do Sul Americano
Fonte: CBH com fotos: Luis Ruas ; informações: imprensa@cbh.org.br Carola May