Nesse sábado, 22/7, as primeiras duas finais individuais do Campeonato Brasileiro da Juventude agitaram a Sociedade Hípica Portoalegrense na categoria Pré-junior (14 a 16 anos) e Mirim (12 a 14 anos). A decisão das categorias Junior (14 a 18 anos) e Young Riders (16 a 21 anos) acontece nesse domingo, 23/7. A prova final da categoria Pré-junior teve quatro vencedores com duplo zero na prova final e todos subiram ao pódio. Sagrou-se campeã a amazona paulista Lys Katherine Park Kang com sua Macarena Tok que fechou o campeonato com apenas 6,06 pontos perdidos (trazidos da 1ª e 2ª parcial).
Lys Park Kang e Macarena Tok voando em pista na Sociedade Hípica Portoalegrense
Lys, 14, treina no Centro Hípico Granja Viana com Everaldo Mendes, o Careca, tem entre seus títulos duas medalhas de prata por equipes no Sul Americano Mirim em 2015 e 2016. Com a conquista do título brasileiro, Lys está automaticamente convocada para o Sul Americano da Juventude 2017, entre 2 e 8/10, na Argentina.
As campeãs em uma imagem que vale mais que 1000 palavras
Sagrou-se vice campeã brasileira Carolina de Souza Chade, a Cacá, montando Flying High das Umburanas, também com menos de duas faltas, 7,30 pp. Flying das Umburanas, de 9 anos, foi cedido pelo medalhista olímpico Doda Miranda às vésperas da competição. Cacá treina com Marcos Ribeiro Junior e no campeonato também contou com as dicas de Doda.
Missão cumprida para Carolina e Flying High das Umburanas
A top gaúcha Laura Bosquirolli Tigre, campeã sul americana Pré-junior 2016 e campeã sul americana Mirim 2015, montando Cher da Boa Vista arrematou a medalha de bronze., 8,86 pp.
Laura e Cher da Boa Vista
Em 4º lugar chegou a premiada amazona de São Paulo Mariana Xavier Scomparin com Espetacular do Xapuri, 8,88 pp.
Mariana e Espetacular do Xapuri
Completaram o placar na 5ª e 6ª colocação Matheus Riginik Sant Anna com Cia Athletica Cancelier, por São Paulo, e Gabriel Baptista Braz com LP Clementina, pela Paraiba, respectivamente, com 9,54 pp e 10,11 pp.
Matheus e Cia Athletica Cancelier
Gabriel com LP Clementina
Disputa fechou as seletivas do Sul Americano da Juventude 2017
O Campeonato Brasileiro define os Times Brasil no Sul Americano da Juventude 2017, entre 2 e 8/10, na Argentina. Cavaleiros e amazonas das categorias Mirim, Pré-junior e Junior cumpriram a 1ª fase de seletivas do Sul Americano e agora no Brasileiro aconteceu a 2ª fase. Basicamente o critério de seleção para formação das equipes funciona da seguinte forma: campeão, vice e 3º lugar de cada categoria no Brasileiro, campeão, vice e 3º lugar da soma das seletivas da 1ª e 2ª fase e outras quatro vagas ficam a critério da comissão técnica. Todos postulantes a uma vaga na equipe brasileira precisam necessariamente ter disputado 2 das três seletivas da 1ª fase e o Campeonato Brasileiro. Para os Young Riders foi necessária somente a participação no Brasileiro.
Vencedores do Brasileiro Pré-junior em clique para posterioridade
Fonte: CBH com fotos: Luis Ruas; informações: imprensa@cbh.org.br Carola May