Nesse sábado, 22/7, a segunda final individual do Campeonato Brasileiro da Juventude na Sociedade Hípica Portoalegrense foi da categoria Mirim com vitória da amazona do interior paulista paulista Rafaela Dias Mello. Na primeira final na categoria Pré-junior (14 a 16 anos), Lys Kang foi a campeã, também por São Paulo. A decisão das categorias Junior (14 a 18 anos) e Young Riders (16 a 21 anos) acontece nesse domingo, 23/7.
Foram dois os jovens talentos que chegaram ao final da terceira e última prova totalizando cinco percursos sem faltas levando a decisão ao desempate. Com mais um percurso limpo, em 33s23, Rafaela e sua Madame Lili conquistaram o título brasileiro e a vaga no time do Brasil no Sul Americano da Juventude. Rafaela, 13, vem colecionando importantes conquistas e treina na Hípica Jundiai com Nicolas de Zavalia.
Rafaela e Madame Lili, seis pistas sem faltas, em salto mais que perfeito
Também com uma excelente performance sem faltas no desempate, em 35,03, Marco Antonio Ferreira Filho com Holandesa T faturou o vice-campeonato, por São Paulo.
Marco Antonio e Holandesa T também tiveram 100% de aproveitamento com seis percursos sem faltas
A decisão do bronze também teve o desempate entre dois conjuntos com apenas uma falta na soma das três provas. Com pista limpa em Maithe Carolina de Lima Marino apresentando Donadoni BH, conjunto recém formado, garantiu o bronze com percurso limpo, em 34s78, novamente por São Paulo.
Maithe e Donadoni com muita categoria
No ótimo tempo de 32s19, mas com uma falta Monique Hubner Busato com Berlin honrou as cores do Paraná na 4ª colocação.
Monique e seu "blue eye" Berlin
Quatro conjuntos com oito pontos perdidos fecharam o campeonato na 5ª colocação: Philip Greenlees / Premiere Avigon Z e Raquel Pinheiro Koren de Lima / Cat Call, por São Paulo, João Pedro de Almeida Chaves / Calantus JMen e Henrique Maranhão / Coral Rec Xangô, representando o Pernambuco.
Philip e Premiere Avigon Z, dupla vencedora da seletiva Olímpica da Juventude
João Pedro e Calantus JMen
Henrique com Coral Rec Xangô
Raquel e Cat Call
Disputa fechou as seletivas do Sul Americano da Juventude 2017
O Campeonato Brasileiro define os Times Brasil no Sul Americano da Juventude 2017, entre 2 e 8/10, na Argentina. Cavaleiros e amazonas das categorias Mirim, Pré-junior e Junior cumpriram a 1ª fase de seletivas do Sul Americano e agora no Brasileiro aconteceu a 2ª fase. Basicamente o critério de seleção para formação das equipes funciona da seguinte forma: campeão, vice e 3º lugar de cada categoria no Brasileiro, campeão, vice e 3º lugar da soma das seletivas da 1ª e 2ª fase e outras quatro vagas ficam a critério da comissão técnica. Todos postulantes a uma vaga na equipe brasileira precisam necessariamente ter disputado 2 das três seletivas da 1ª fase e o Campeonato Brasileiro. Para os Young Riders foi necessária somente a participação no Brasileiro.
Missão cumprida para os campeões brasileiros da categoria Mirim 2017
Fonte: CBH com fotos: Luis Ruas; informações: imprensa@cbh.org.br Carola May