Nesse domingo, 23/7, quinto e último dia do Campeonato Brasileiro da Juventude, na Sociedade Hípica Portoalegrense, foram decididos os títulos da categorias Young Riders e Junior e sábado, 22, os finalistas das categorias Mirim e Pré-junior concorreram ao título individual. Na difícil categoria Young Rider (16 a 21 anos), disputada a 1.45 /1.50 metro, a amazona do interior paulista Victoria Junqueira Ribeiro de Mendonça, vice-campeã sul americana junior 2015, campeã brasileira junior e campeã sul-americana 2016, mostrou a que veio e conquistou seu primeiro título brasileiro Young Rider. Montando Diamant Z, Victoria, que treina com top Artemus de Almeida, liderou de ponta a ponta: venceu a prova inicial e garantiu mais dois duplos zeros na 2ª e 3ª parcial.
Victoria e Diamont Z: cinco percursos sem faltas e o título brasileiro Young Riders 2017
Matematicamente, Victoria, 19 anos, também foi vice-campeã, montando Una Bella 9, totalizando apenas 10,19 pontos perdidos (pp), mas por não poder ficar com duas montarias entre os três primeiros colocados fechou oficialmente na 4ª colocação.
A dupla campeã Victoria e Diamont em perfeita sintonia
O paulista Rafael Rodrigues Moderno, vice-campeão brasileiro 2015 e campeão brasileiro young rider 2016, dessa vez, levou El Santo ao vice-campeonato, 12,07 pp.
Rafael e El Santo em plena forma
Em 3º lugar chegou o premiado mineiro Pedro Moura de Carvalho apresentando Boomerang VH Kluizeboos, 21,3 pp.
Pedro e Boomerang VH Kluizeboos
Completaram o placar na 5ª e 6ª colocação, Yasmin Almendros Marinho Santos com Piaf de Quintin, 27,17 pp, pelo Amazonas e Ana Brentani Samaia com Esadron van Koekshof, 27,27 pp, representando São Paulo.
Yasmim e Piaf de Quintin
Ana e Esadron van Koekshof
Disputa fechou as seletivas do Sul Americano da Juventude 2017
O Campeonato Brasileiro definiu os Times Brasil no Sul Americano da Juventude 2017, entre 2 e 8/10, na Argentina. Cavaleiros e amazonas das categorias Mirim, Pré-junior e Junior cumpriram a 1ª fase de seletivas do Sul Americano e agora no Brasileiro aconteceu a 2ª fase. Basicamente o critério de seleção para formação das equipes funciona da seguinte forma: campeão, vice e 3º lugar de cada categoria no Brasileiro, campeão, vice e 3º lugar da soma das seletivas da 1ª e 2ª fase e outras quatro vagas ficam a critério da comissão técnica. Todos postulantes a uma vaga na equipe brasileira precisam necessariamente ter disputado 2 das três seletivas da 1ª fase e o Campeonato Brasileiro. Para os Young Riders foi necessária somente a participação no Brasileiro. As equipes devem ser anunciadas pela Confederação Brasileira de Hipismo em 31 de julho.
Victoria com seu familiares e treindor Artemus de Almeida e demais classificados no pódio final
Fonte: CBH com fotos: Luis Ruas ; informações: imprensa@cbh.org.br - Carola May