Nesse domingo, 3/9, saiu a decisão individual Campeonato Brasileiro de Amadores que contou com nada menos que 323 conjuntos (cavalo x cavaleiro) na Sociedade Hípica Paulista. Estavam em jogo quatro títulos: Amador Top, 1.30 metro, vencido por Stephanie Braga, Amador, 1.20 metro, Amador A, 1.10 metro, com Martha Johannpeter no alto do podio, Amador B, 1 metro, que teve vitória de Francini Fischer - todas categorias com altura elevada em 5 centímetros na prova final com armação da course-designer internacional Lucia Faria Alegria Simões em parceira com Carlos Alberto Raposo Lopes. São os amadores - cavaleiros e amazonas não profissionais - grandes responsáveis pela tradição do hipismo no país passando de geração em geração.
Na categoria Amador, a disputa foi mais que acirrada: oito terminaram a terceira prova sem faltas e seis efetivamente largaram para definir o pódio. Antepenúltimo conjunto em pista, o cavaleiro paulista José Afonso Silveira com Enora RCLI cruzou a linha de chegada sem faltas em 32s37, resultado que lhe garantiu o título de campeão brasileiro.
José Afonso, o Afonsinho, com Enora RCLI, a caminho do título brasileiro
Afonso, 36, que garantiu oito medalhas nas categorias de base em Campeontos Sul Americano, foi vice-campeão sul americano young riders e campeão brasileiro senior com 19 anos, ficou sem montar sete anos e recém retornou às pistas. "Nesse esporte para competir e estar entre os primeiros precisamos de bons cavalos. Tenho muito a agradecer ao meu irmão Rafael Barros e ao Luis Gustavo Gondinho pela confiança e oportunidade de montar essa craque Enora RCLI", destacou o cavaleiro que agora promete subir de altura.
Com ótima apresentação sem faltas, em 32s65, o cavaleiro Marcelo Mocelin, presidente da Hípica Paranaense, levou Airpot ao vice-campeonato.
O vice-campeão Marcelo e Airpot
A 3ª colocação também foi para o Paraná com Heloisa Schiavon Grainchen Chedid apresentando Dom Rodrigo da Tangará que zerou o desempate em 33s72.
Heloisa e Dom Rodrigo da Tangará
Final Brasileiro Amador - 1.20 metro
Campeão José Afonso Silveira / Enora RCLI - FPH - 0 pp - 0/32s37
Vice Marcelo Mocelin / Airpot - FPrH - 0 pp - 0/32s65
3º Heloisa Schiavon Grainchen Chedid / Dom Rodrigo da Tangará - FPrH - 0pp - 0/33s72
4º Natalie Minello Teixeira Ferreira / FM Lituano - FPH - 0 pp - 0/35s44
5º Luiz Carlos Barrene Nolasco / Golias do Cach - FEERJ - 0 pp - 0/37s95
6º Sergino Ribeiro de Mendonça / Cordobs JMen - FPH - 0 pp - 4/32s22
Fonte: Imprensa CBH - fotos: Luis Ruas