Chegou ao final nesse domingo, 3/9, o Campeonato Brasileiro de Amadores que contou com nada menos que 323 conjuntos (cavalo x cavaleiro) na Sociedade Hípica Paulista. Estavam em jogo quatro títulos: Amador Top, 1.30 metro, vencido por Stephanie Braga, Amador, 1.20 metro, que teve José Afonso Silveira no alto do pódio, Amador A, 1.10 metro, Amador B, 1 metro, com vitória de Francine Fischer - todas categorias com altura elevada em 5 centímetros na prova final com armação da course-designer internacional Lucia Faria Alegria Simões em parceira com Carlos Alberto Raposo Lopes. São os amadores - cavaleiros e amazonas não profissionais - grandes responsáveis pela tradição do hipismo no país passando de geração em geração.
Na categoria Amador A, 12 conjuntos entre um total de 91 se mantiveram zerados ao final da terceira prova levando a decisão a um acirrado desempate. Sagrou-se campeã a experiente amazona gaúcha Marta Bier Johannpeter que montando Srta Aciana Joter zerou na excelente marca de 30s39. "Já foi cinco vezes campeã brasileira Master (amadores acima de 40 anos) por equipes, mas esse é o meu primeiro título individual brasileiro", comemorou Marta.
Marta no dorso de Srta Aciana Joter comemora sua conquista
O vice-campeonato ficou com o cavaleiro carioca Carlos Eduardo de Medeiros Rocha montando Nobel de Virton que cruzou a linha de chegada sem faltas em 32s62.
Carlos Eduardo em ação com Nobel de Virton
A 3ª colocação foi para Minas Gerais com Camila Haddad Guerra montando Vogue HP, pista limpa, 36s26.
Camila e Vogue HP
Final Brasileiro Amador A - 1.10 metro
Campeã Marta Bier Johannpeter / Srta Aciana Joter - FGEE - 0 pp - 0/30s39
Vice Carlos Eduardo de Medeiros Rocha / Nobel de Virton - FEERJ - 0 pp - 0/32s62
3º Camila Haddad Guerra / Vogue HP - FHMG - 0 pp - 0/36s26
4º Lidia Dornelas / Cantara G - FHBr - 0 pp - 4/33s52
5º João Gilberto Cominese Freira / World Star - FPrH - 0 pp - 4/35s05
6º André Luiza Santos de Souza / Aluf - FAMH - 0 pp - 8/29s92
Fonte: Imprensa CBH ; fotos: Luis Ruas