O XII Festival Nacional do Cavalo Brasileiro de Hipismo reuniu no sábado e domingo, 18 e 19/11, os cavalos classificados para o BH do Futuro, na Sociedade Hípica Paulista, em São Paulo.A prova foi exclusiva para cavalos Brasileiro de Hipismo ou de raça formadora com Registro Genealógico devidamente emitido pelo Stud Book Brasileiro do Cavalo de Hipismo (SBBCH) e com parecer de importação emitido pela ABCCH.
Tiveram direito a participação 45 conjuntos de 4, 5, 6, 7 e 8 anos por idade, obedecendo o regulamento: 35 produtos classificados nas Copas BHs das Regionais de Formação de Cavalos Novos, os três melhores da Copa Nacional de Cavalos Novos por categoria, o campeão brasileiro de cada idade, além dos três melhores colocados após somatória de provas dentro do Festival Nacional. Todos os percursos foram elaborados por Carlos Alberto Raposo Lopes.
Na prova para Cavalos Novos 4 anos, com 34 conjuntos, 16 sem faltas habilitaram ao desempate ao tempo oculto (41 segundos). A vitória ficou com Jatobá Método, na condução de Rodrigo Chaves Nunes, com 0s03 de aproximação do tempo ideal. O segundo posto ficou com HFB Caledonia, com Henrique Rocha Lobo, sem penalidades, a 0s09 do tempo. Dubruc Jmen, foi o terceiro qualificado, com Renato Rodrigues dos Santos, 0s11 de aproximação.
Jatobá Método, filha de Berlin em Custódia Método, com Rodrigo Chaves Nunes
Já na altura de 1.15m, para Cavalos Novos 5 anos, dos 34 conjuntos que largaram na manhã de sábado, dezenove avançaram para o desempate valendo o tempo ideal de 40 segundos. Sem penalidade e em 39s93, a vitória ficou com Capri FQ e Fabiano Bastos, com a menor aproximação do tempo ideal, 0s07. Logo atrás classificaram-se FR Angie com Rafael Dias, em 39s69, e Champ HR, com Felipe Meliunas Azevedo, ambos com 0s31 de aproximação do ideal.
Carpi FQ (Indoctro x California do Gerezin) com Fabiano Bastos
Entre os Cavalos Novos 6 anos, dos 37 conjuntos que largaram na disputa, no domingo, 18/11, dezessete avançaram para o desempate ao cronometro. Na condução de Ivo Roza Filho, G-Macarena Tok, uma filha de Zirocco Blue Vdl X Quaprice, foi a campeão sem faltas, em 30s69. Cornet Super JMen (Cornet Obolensky / Calisco Jmen), e José Roberto Reynoso F. Filho, foram vice, 32s63, sem penalidades. Felipe Lopes Morgan levou Top Team FFG Darco Junior (Darco / Cassini I) ao 3º posto, sem faltas, 32s22.
G-Macarena Tok, filha Zirocco Blue Vdl X Quaprice, com Ivo Rosa
Já entre os Cavalos Novos 7 anos, dos 35 conjuntos largaram para a definição do BH do Futuro 2017, a 1.35m, 15 zeraram o percurso inicial e habilitaram-se ao desempate. Catherine-C JMen (Carbacan Jmen / Calisco Jmen) e Rafael Ribeiro, com zero em 27s39, asseguraram a vitória na prova, deixando na segunda colocação Cassira JMen (Chileno Jmen (Ia) / Lispector Jmen) e Jose Roberto Reynoso F Filho, sem penalidade em 27s74. Latascha JMen (Landario Jmen / Calisco Jmen) e Thiago Rhavy de Sá e Silva garantiram o terceiro posto, com pista limpa, 29s04.
Catherine-C JMen, filha de Carbacan Jmen em Calisco Jmen, na condução de Rafael Ribeiro
Encerrando as provas do BH do Futuro 22 cavalos novos, de 8 anos, participaram da prova e desses, cinco zeraram o percurso inicial. No desempate, direto ao cronômetro, GB Celine, criação do Haras Guanabara, com Luiz Felipe Pimenta Alves sagrou-se campeã com zero e o melhor tempo, 28s42. Salamandra Baloubina, criação do Haras Salamandra, na condução de Lourenço Vieira da Silva, garantiu o segundo melhor resultado, 28s67, e foi seguida por Cayanna-B JMen, criação do Haras Agromen, com Francisco Musa, com zero em 30s56.
GB Celine, filha de Cardento em Victoria Cooper, com Felipe Pimenta
Com a fonte: Assessoria ABCCH ; fotos: Luis Ruas e João Markun / ABCCH