Não faltou emoção na super disputada segunda volta do GP Village Mall do CSN do 79º Aniversário da SHB, na noite deste sábado, 26/11, na pista coberta do clube carioca. Conforme o regulamento da prova, disputada a 1.40 metro, 12 conjuntos dos 40 que largaram avançaram para o segundo percurso contra o cronômetro.
Francisco Musa, com dois animais sem faltas na decisão da prova, foi o primeiro a conseguir um duplo zero com seu primeiro cavalo, Casadora Jmen, no ótimo tempo de 38.33. Não parecia ser uma marca fácil de ser batida. Mas como pudemos ver, não era impossível. O eficientíssimo Artemus de Almeida entrou com seu muito rápido Cassillero e, numa manobra de mestre na saída do duplo, conseguiu baixar a marca para 37s97. Em 3º chegou a carioca Stephanie Macieira com sua Juicy que parou o relógio nos extaos 38s33 de Musa porém, com uma falta. Musa ainda tentou com o segundo cavalo mas o dia era de Artemus.
Artemus e Cassillero sempre na linha de frente; img: Emerson Emerim
O campeão também estava de olho nos valiosos pontos do Ranking Brasileiro Indoor que ele vem disputando quase cabeça a cabeça, com Francisco Musa, tetracampeã brasileiro senior, que venceu a primeira prova válida para este torneio, na quinta –feira.
Musa com sua Casadora JMen ; img: Luis Ruas
“Com a vitória de hoje, eu volto a ter uma pequena vantagem, mas ainda estamos bem próximos”, explicou Artemus, nesta penúltima etapa. “Quando eu vi a pista do Musa eu sabia que dava para tirar o tempo”, garantiu o campeão. “Quando dá para tirar lance, a égua do Musa é mais rápida, mas com o mesmo número de lances, como era o caso hoje, o meu leva a melhor. E deu tudo certo”, festejou o cavaleiro pan-americano Artmeus de Almeida.
Neste sábado, foi a vez da definição dos podiuns das categorias de 1.20m. Entre os Amadores, sagrou-se campeã Fernanda Pereira, de São Paulo. Enquanto entre os jovens cavaleiros a melhor dos três dias foi Mariana Frauches Chaves também representando a federação paulista e outro representante da mesma federação, Philip Greenless foi campeãoMirim. A Federação Carioca emplacou os vice campeonatos das três categorias. João Roberto Marinho entre os Amadores, Kiara Arruda no Jovens Cavaleiros e Luiza Leivas foi vice de Mirim.
Fernanda, campeã, João Roberto, vice, na final da categoria Amador
Mirins devidamente premiados
Vencedoras da série Jovens Cavaleiros
No domingo, 26, além da definição de campeões e vices das alturas de 1 metro , 1.10m e 1.30m, é a vez da atração mais importante do evento , o tradicional GP do Troféu Roberto Marinho, que vale também para a para a 8ª das nove etapas do Ranking Brasileiro de Sênior Top, além de eternizar o nome do vencedor no cobiçado troféu perpétuo, que fica em frente à centenária sede da Hípica carioca.
O GP Roberto Marinho será transmitido ao vivo pelo canal SPORTV3, da Globosat, apartir das 17 horas, neste domingo.
O CSN de Aniversário da SHB conta com o apoio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, Ministério do Esporte, Governo Federal, Total, Multiplan, Village Mall, Barrashoping, Osklen, AGO MERCEDES BENZ, AD Life Style, Maison du Cavalier, Promenade e chancela de FEERJ e CBH.
Fonte: CPC Comunicação - Christiane Paiva Chaves ; fotos: Emerson Emerim / Divulgação e Luis Ruas