Time Brasil que vem de prata na Copa das Nações no CSIO5* de Ocala em 18/2 entra em pista com Rodrigo Lambre, Yuri Mansur, Francisco Musa e Fábio Leivas. Foram diversas as vitórias e classificações da tropa de elite do hipismo brasileiro essa semana no Winter Equestrian Festival.
O Winter Equestrian Festival, maior e mais longa competição competição do hipismo mundial com 12 semanas de duração, está em sua oitava semana e segue até domingo, em 4/3. A principal disputa da semana é a Copa das Nações - CSIO4* - no sábado, 3/3, com participação do Time Brasil formado por Yuri Mansur / Vitiky, Fabio Leivas / Tosca, Rodrigo Lambre / Velini e Francisco Musa / Catch Me Império Egípcio liderados pelo chefe de equipe Pedro Paulo Lacerda, diretor de Salto da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH). Ronaldo Bittencourt Filho, presidente da CBH, também acompanha a competição que começa às 21 horas (horário de Brasília. A premiação é de U$ 150 mil. Além do Brasil estarão a postos oito fortes equipes: EUA, Canadá, Grã Bretanha, Irlanda, Chile, Argentina, México e Venezuela. NO domingo, 4/3, o ponto alto é o GP FEI 5* com U$ 205 mil em jogo.
Em 18/2, o Brasil foi vice-campeão na Copa Nações - CSIO5* "LONGINES FEI Jumping Nations Cup™ of the United States of America" em Ocala, na Flórida. A equipe verde amarela contou com Rodrigo Lambre / Coleman, Yuri Mansur / Inferno, Felipe Amaral / Premiere Carthoes BZ e Fabio Leivas / Fox Trot VD Padenborre. A vitória foi do Canadá e Irlanda e EUA empataram em 3º lugar.
Para o hipismo mundial, o ano de 2018 tem seu ápice com os Jogos Equestres Mundiais realizados a cada quatro anos e que chegam a sua 8ª edição entre 11 e 23 de setembro, em Tryon, Carolina do Norte (EUA). O melhor resultado das equipes do Brasil na competição foram dois quartos lugares: 1994 em Haia, na Holanda e 2010 em Lexington, EUA, e na última edição na Normandia, França, o Time Brasil fechou em 5º lugar. Aos 19 anos, em 1998 na Itália, Rodrigo Pessoa foi campeão mundial. A disputa em Copa das Nações e outros GPs de 3*, 4* e 5* no 1º semestre de 2018 faz parte do processo de preparação e observação para formação para equipe brasileira nos Jogos.
Brasil em alta
Ao longo dessa semana foram diversas as classificações da tropa de elite do hipismo brasileiro no Palm Beach International Equestrian Center. Nessa sexta-feira, 2, o tetracampeão brasileiro senior top Francisco Musa, que já garantiu outras importantes conquistas em sua primeira temporada nos EUA, levou Zojasper Império Egípico ao 4º posto, a 1.45 metro com U$ 35 mil em jogo, sem faltas, em 69s19. A vitória ficou de Amanda Derbyshire com Lady Maria BH, sem faltas, 66s97, pela Grã Bretanha, superando 38 conjuntos. Na principal disputa do dia, a 1.50 metro e U$ 50 mil em premiação, o brasileiro radicado no México Rodrigo Lambre apresentando Chapilot foi vice com uma falta no desempate, em 38s945. A vitória foi do irlandês Darragh Kenny, único sem faltas, em 39s945. Estiveram em pista 35 conjuntos top mundiais.
O top brasileiro Rodrigo Lambre em ação com Chapilot; img: Sportfot
Na quarta-feira, 1/3, Rodrigo Lambre montando Chapilot venceu uma prova, a 1.45 metro, sem faltas no desempate, em 39s424. Pelo Japão Karen Polle foi vice, uma falta, 38s91, e o brasileiro José Reynoso Fernandez Filho apresentando Tanita de Galeste chegou em 3º, uma falta, 39s132. Em uma prova a 1.40 metro, o brasileiro Pedro Junqueira Muylaert com Chacote emplacou em 3º lugar, sem faltas no desempate, em 33s047. A vitória foi do mexicano Enrique Gonzalez com Chaccana, pista limpa, 32s14. Em outra disputa a 1.35 metro Pedro venceu apresentando Cellagon Corray, superando demais 82 conjuntos. No último domingo, 25/2, Rodrigo Pessoa e sua nova montaria Chaguns venceram o GP FEI 2* que encerrou a 7ª semana do Winter Equestrian Festival.
Ao lado de representantes de mais de 40 países, a participação brasileira - que esse ano conta com cerca de 35 cavaleiros e amazonas entre profissionais, amadores e jovens talentos - já é uma tradição. O Winter Equestrian Festival segue até 1 de abril e distribui mais de U$ 9 milhões em premiação.
Fonte: Imprensa CBH ; img: Sportfot - divulgação