A largada dos cavaleiros pernambucanos rumo ao Campeonato Sul-Americano da Juventude foi bastante positiva. A seletiva para o certame continental aconteceu durante a I Etapa do Circuito Guabi Norte/Nordeste – XII Copa Cidade do Recife, no Caxangá Golf & Country Club, entre 23e 25/3. Na ocasião, os atletas Henrique Maranhão, João Marcelo Monte Santos e Paulo Amorim, da categoria Mirim (1,20m), e João Pedro Chaves, do Pré-Júnior (1,30m), finalizaram os três percursos zerados.
João Marcelo Monte Santos encerrou a competição na categoria Mirim sem faltas em seus três cavalos: By Hana Lord Pequim, Inclemente e Lamendor JMen. Vale destacar que, no ano passado, João Marcelo conquistou ouro por equipes para o Brasil durante o certame internacional.
100% de aproveitamento para João Marcelo; img: Leandro Brayner
Henrique Maranhão, que no ano passado garantiu medalha de bronze individual e a prata por equipes para o Brasil no Sul-Americano na categoria Mirim, na Argentina, conseguiu zerar os percursos obrigatórios para a seletiva com dois animais: Coral Rec Xango e Amicci.
Ótima atuação também para Henrique Maranhão; img: Leandro Brayner
Paulo Amorim Paulo, que também busca uma vaga na seleção brasileira, fechou o grupo dos zerados na categoria Mirim, saindo da pista da seletiva no dorso da égua Tifanny CHZS sem cometer nenhuma falta.
Paulo Amorim e Tiffany CHZS em ação; img: Leandro Brayner
Outro atleta que brilhou em sua nova categoria foi João Pedro Chaves, na Pré-Júnior (1,30m). Ele também encerrou a seletiva sem faltas com o cavalo Calanthus JMen. O cavaleiro conquistou a medalha de prata por equipes no Sul-Americano da Argentina em 2017, na categoria Mirim.
Para conseguir a classificação no Sul-Americano de Hipismo, – que em 2018 será disputado no Chile, em novembro - os cavaleiros e amazonas precisam, obrigatoriamente, participar de duas das quatro seletivas marcadas no calendário, além, do Campeonato Brasileiro.
Circuito
Além da primeira seletiva para o Sul-Americano, o final de semana marcou a estreia do Circuito Guabi Norte/Nordeste de Hipismo. Em pista, 160 conjuntos de sete estados do Brasil disputaram os primeiros lugares de sete séries. Destaque para os cavaleiros e amazonas pernambucanos, que estiveram presentes na maioria dos pódios. Confira abaixo todos os resultados.
1º dia - 23/3
2º dia - 24/3
3º dia - 25/3
Fonte: Comunicaçaõ Federação Equestre do Pernambuco