Na sexta-feira, 13/7, foram definidos os campeões por equipes no Brasileiro de Escolas que acontece concomitantemente com Brasileiro da Juventude - categorias de alto rendimento - e segue até domingo, 15/7, no Clube Hípico de Santo Amaro (SP). E, de fato, a disputa foi mais que acirrada com 123 conjuntos (cavalo x cavaleiro) na série 0.80 metro e nada e 89 na disputa a 0.60 metro. Ao todo estão a postos em Santo Amaro jovens talentos de 16 Estados: Alagoas, Amazonas, Bahia, Brasília, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Paraíba, Paraná e Pernambuco.
Na final por equipes a 0.80 metro, os representantes da Federação Hípica de Brasília - Laura Veloso de Oliveira / Moleque, Tiago do Nascimento Cardoso / Saphira, Julia Felix Araujo Santos / Apache e Rodrigo Moreira Barreto / Comme il Fault - faturaram o título com zero ponto. Também com ótima atuação a equipe da Federação Paulista de Hipismo foi prata e do Rio de Janeiro, bronze, ambas com somente um 1 ponto perdido na soma dos dois dias de competição. O critério de desempate foi a soma da melhor aproximação ao tempo ideal na 1ª prova. Já na disputa individual são nada menos que 43 os líderes sem faltas dentre os 123 conjuntos.
Muita comemoração no pódio da série 0.80 com o time de Brasília no alto
Na série 0.60 metro, a equipe da Federação Equestre do Rio de Janeiro foi campeã com Vinicius Vital Francisco / Traituba Guaraná, Julia Fujiwara Rodegheri / Andreano da Ogar, Nathalia Correira Euclydes de Souza / Mustang e Clara Silveira Penna / Vougan do Vento Leste. A da Federação Paulista de Hipismo foi vice a de Minas Gerais, bronze. Todas as três equipes fecharam sem faltas e o critério de desempate também foi a soma melhor aproximação dos integrantes de cada equipe na primeira parcial. A disputa individual mais que acirrada tem 47 líderes zerados dentre os 89 conjuntos.
Jovens talentos do Rio de Janeiro comemoram a conquista
"O nível técnico dos conjuntos no Brasileiros de Escolas está muito bom e como o evento ocorre em paralelo com o Brasileiro das categorias de base de alto rendimento, o evento também inspiraa a nova geração do hipismo das Escolas a subir de categoria", ponderou Ronaldo Bittencourt Filho, presidente da Confederação Brasileira de Hipismo.
Agenda No sábado, 14, são decididos os títulos individuais Mini-mirim,Pré-mirim e Pré-junior e, finalmente, no domingo, 15, serão consagrados os campeões brasileiros nas categorias Mirim, Junior e de Escolas.
Final Equipes - 0.80 metro
Campeã Federação Hípica de Brasilia - 0 pp
Laura Veloso de Oliveira / Moleque
Tiago do Nascimento Cardoso / Saphira
Julia Felix Araujo Santos / Apache
Rodrigo Moreira Barreto / Comme il Fault
Vice-campeã Federação Paulista de Hipismo - 1 pp - 9s09 de aproximação ao tempo ideal na 1ª prova
Rafael Hamada Juca / Gladyz Itapuã
Olivia Rodrigues / Sl Sepio III
Aubrey Storm Townsend / La Bella HVR
Valentina Rodrigues / Birgitta RJ
3ª Federação Equestre do Rio de Janeiro - 1 pp - 9s77
Leandro Pinheiro / Brinquedo da Vista
Gabriel Brandão Greco / Samurai
Carolina Simas Rodrigues / Alegria
Isabella dos Santos Costa / Palm Beach do Anjo
Final Equipes - 0.60 metro
Campeã Federação Equestre do Rio de Janeiro - 0 pontos perdidos (pp) - 2s78 (soma da melhor aproximação ao tempo ideal da 1ª prova)
Vinicius Vital Francisco / Traituba Guaraná
Julia Fujiwara Rodegheri / Andreano da Ogar
Nathalia Correira Euclydes de Souza / Mustang
Clara Silveira Penna / Vougan do Vento Leste
Vice-campeã Federação Paulista de Hipismo - 0 pp - 4s09
Maria Carolina Camargo Marins dos Reis / No Thanks
Juliana Manreza Sandrini / SL Samurai III
Leonardo Madalhano Nunes / Sputinick
Luisa Fernanda Paez Rubio / SL Scorpion II
3ª Federação Hípica de Minas Gerais - 0 pp - 6s11
Valentina Alves de Brito Gonçalves / Maguila Cepel
Thiago Mattos de Paiva Guimarães / Gallileu JRM
Kazumi Matsui Noe / Glamour Girl
Guilherme Ramos da Costa Lage / Glamour Girl