Entre 13 e 22/7, o CHIO Aachen, meca do hipismo mundial na Alemanha, chegou a sua 94ª edição e reúne todas as modalidades com chancela da Federação Equestre Internacional. Na edição 2018, Yuri Mansur e Pedro Veniss defendem o Brasil no Salto, com provas entre 17 e 22/7.
Em 17/7, Yuri Mansur apresentando a égua Brasileira de Hipismo Havana M, uma filha do premiado garanhão Verdi Tn em Cardento, de 9 anos, fez pista limpa na Youngster Cup, fechando na 8ª colocação. Na segunda Youngster Cup, em 19/7, Yuri e Havana M venceram no prestigiado concurso, superando outros 38 conjuntos e garantindo o nono percurso consecutivo sem falta. Nesse sábado, 21, a dupla disputou a grande final da categoria fechando com uma falta na 1ª passagem em 13º lugar.
Yuri com Havana M, criação nacional em destaque no templo do hipismo na Alemanha
Havana M nasceu na Estância Mourada em Minas Gerais, foi vendida para Sali Ham e trabalhou dos 4 aos 8 anos com o cavaleiro paulista Airton de Oliveira, mais conhecido como Jailton. Foi vendido para a amazona Katie Lange nos EUA e mais recentemente passou para sela de Yuri Mansur.
Em 18/7, Yuri apresentou Vitiki, garanhão de 10 anos, no Prêmio Turkish Airlinze Prize Europe, a 1.50 metro. Após belíssimo percurso limpo na 1ª passagem, a dupla sofreu uma queda na recepção de um salto. Vitiki deixou a pista de ambulância e passou por uma cirurgia no boleto. O cavaleiro passa bem e seguiu competindo com sucesso em outras provas.
Yuri e Vitiki após a 1ª passagem do Prêmio Turkish Airline Prize Europe; um acidente afastou Vitiki das pistas por tempo indeterminado
Também no Prêmio Turkish Airline Prize Europe, a dupla olímpica do Brasil Pedro Veniss com Quabri d´Isle fechou com uma falta na 1ª volta. Em 18/7, Pedro foi 5º na prova de velocidade montando For Felicia.
Em 20/7, Yuri apresentando Ibelle van de Grote Haart, sela belga de 10 anos, garantiu o 5º posto no Prêmio Nord Rhein Westfalen, a 1.55 metro,sem faltas na 2ª volta, em 49s35. Sagrou-se vencedor o top norte-americaon McLain Ward com Clinta, sem faltas, 46s95. Pedro e Quabri d´Isle também zeraram a 1ª volta e não disputaram a 2ª fechando na 11ª colocação. Ambos se qualificaram para o GP Rolex, a 1.60 metro, que encerra o CHIO Aachen 2018 nesse domingo, 22, a partir das 13h30 (fuso local).