A Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) divulgou nesta terça-feira, 23/10, os quatro conjuntos (cavalo/cavaleiro) que representarão o país no Campeonato Sul-Americano Senior - Concurso de Dressage Internacional (CDI) de Buenos Aires, em 22 e 24/11, válido como qualificativa para os Jogos Pan-americanos 2019 em Lima, no Peru, que por sua vez são qualificativos para Toquio 2020. Garantem vaga os países que ficarem entre os três primeiros colocados. O conjunto do Brasil melhor classificado em Buenos Aires terá direito a uma das cinco vagas na equipe brasileira de Lima (caso o país classifique), desde o cumpra as demais exigências da Federação Equestre Internacional (FEI).
A equipe verde amarela no CDI de Buenos Aires é formada por João Paulo dos Santos montando Carthago Comando SN, Mauro Pereira Júnior com Don Enrico AMM, Yara do Amaral Fernandes com Dileto HI e Victor Trielli Ávila montando Al Pacino Comando SN.
Mauro Pereira Junior com Don Enrico AMM está entre os convocados
No CDI de Buenos Aires as provas válidas por equipe serão as reprises São Jorge, em 22/11, e a Intermediaria I, 23/11, e o freestyle Intermediaria I, 24/11, define o pódio individual
Os cavalos ficarão em quarentena na Sociedade Hípica Paulista, em São Paulo, até o embarque para Buenos Aires previsto para 14/11.
Sobre a equipe
A qualificação dos brasileiros foi definida com o registro de índices obtidos em Concurso de Adestramento Internacionais realizados no Brasil ao longo da temporada 2018. João Paulo dos Santos e Mauro Pereira Junior representam o Brasil em eventos internacionais pela segunda vez. Estréiam na equipe Yara do Amaral Fernandes e Victor Trielli Ávila.
João Paulo dos Santos integrou o time medalha de ouro nos Jogos Sul-americanos (Odesur) de 2014, no Chile, quando montando Veleiro do Top na disputa individual foi prata no Freestyle e bronze na Intermediária I e integrou ainda a equipe medalha de bronze no Pan-americano 2015 em Toronto. Já Mauro Jr foi o destaque do Brasil no Pan de Guadalajara 2011, no México, quando montando Tulum Comando SN foi o melhor brasileiro na final individual classificando-se em 9º lugar.
Mauro com Don Enrico AMM, João Paulo com Carthago Comando SN e Iara Amaral com Dileto HI em Internacional na SHP
Os estreantes na equipe também colecionam importantes conquistas no Brasil. Victor Ávila foi campeão brasileiro e paulista Junior 2012, vice campeão brasileiro Young Riders 2013 e campeão brasileiro Young Riders 2014, todos montando Vencedor GB, seu principal cavalo à época. A estudante de veterinária Yara do Amaral Fernandes soma várias conquistas montando Dileto HI, com quem está há quatro anos. Em 2017, passou a competir como profissional, estreou em concursos internacionais e fechou a temporada como líder do ranking paulista na série Forte I.
Imprensa CBH - Rute Araújo e Carola May