Durante a 14ª Copa JK de Hipismo que agitou a Sociedade Hípica de Brasília, entre 17 e 19/5, a 4ª e última etapa da 1ª fase de seletivas rumo ao Sul-americano da Juventude 2019 foi um dos pontos altos. Estiveram em pista jovens talentos candidatos ao Time Brasil nas categorias Pré-mirim, 10 a 12 anos, a 1.10 metro, Mirim, 12 a 14 anos, 1.20 metro, Pré-junior, 1.30 metro, e Junior, 1.40 metro, com armação da course-designer internacional Lucia Faria Alegria de Simões, que também desenhou os pecursos das outras três seletivas. Todas as disputas tiveram transmissão ao Vivo pelos portais da CBH e HorsePix.
"O Concurso de Salto Nacional JK é muito bem importante para região Centro Oeste. Tivemos uma quantidade bastante expressiva de conjuntos para região. Agora encerramos a 1ª fase de seletivas dos jovens talentos que mostraram boa evolução rumo ao Sul-americano da Juventude 2019 no Paraguai. Em julho os Campeonatos Brasileiros encerram a seletiva para a competição que é muito importante para formação desses jovens", destacou Ronaldo Bittencourt Filho, presidente da Confederação Brasileira de Hipismo.
Em todas as quatro etapas da 1ª Etapa para efeito de contagem da seletiva valeram os melhores resultados da primeira prova, da Copa das Federações (dois percursos) no segundo dia e opcionalmente a prova final (com direito ao descarte do pior resultado se o concorrente saltar os quatro percursos).
Na primeira fase das seletivas, os jovens talentos tiveram que participar em no mínimo duas das quatro etapas. Na 2ª fase, no Campeonato Brasileiro Pré-mirim, Mirim, Pré-junior e Junior, entre 11 e 14/7, no Clube Hípico de Santo Amaro (SP), a participação é obrigatória. Já na categoria Young Riders (16 a 21 anos), a 1.45 metro, o Campeonato Brasileiro, entre 25 e 28/7, na Sociedade Hípica Brasileira (RJ) definirá a escalação das equipes. Em breve a Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) divulgará a contagem oficial da 1ª fase de seletivas.
Caio Sérgio de Carvalho, renomado treinador, ex-cavaleiro olímpico e coordenador das categorias de base da CBH, mais uma vez acompanhou de perto o desempenho dos jovens em todas as categorias. “Nas seletivas a gente não visa somente selecionar e observar, mas principalmente preparar os jovens talentos. O grau de dificuldade vai aumentando gradativamente visando o Campeonato Brasileiro que, por sua vez, prepara para o Sul-Americano. Ao longo das seletivas também vamos conhecendo os cavaleiros e além da performance, notamos quem é mais frio ou se pressionado”, afirma Caio Sérgio de Carvalho, que acompanha os jovens talentos na preparação e nos Campeonatos Sul-americanos há cerca de 14 anos.
Em 2019, o Brasil tem a difícil missão de igualar o resultado do Sul-americano da Juventude 2018, no Chile, em que a nata jovem do hipismo dominou o pódio individual e por equipes com 100% de aproveitamento. O Sul-americano da Juventude 2019 acontece no Paraguai, entre 16 e 22/9.
Seletiva Junior
1º Juliana Salles Amaral de Almeida / Cristoball JMen - FPH
2º Giovanna Baptista Braz / Domenico - FEEP
3º Raphael Halaban / Shaitann - FPH
Seletiva Pré-junior
1º Lucas Gazzola Schincariol / Etna RCLI - FPH
2º Lara Osores de Souza / SL Ilustre - FAMH
3º Maria Luiza da Silva Martha Vieira / Wonder Z - FPH
Seletiva Mirim
1º Felipe de Mello Siqueira / Classic Girl GMS - FPH
2º João Victor Gomes de Lemos / Christiano JMen - FHBR
3º Isadora Pastore Vilela / GB Cestele - FPH
Seletiva Pré-mirim
1º Lina Beltrão / Kamila G - FHBR
2º Henrique Dias Renno Silva / Oracle Tok - FHMG
3º Giullia Atrasas Bolson / SL Bali II - FHBR
Agenda Seletivas
2ª Fase
CBS Pré Mirim, Mirim, Pré-Junior, Junior – Clube Hípico de Santo Amaro – SP: 11 a 14/7
CBS Young Rider – Sociedade Hípica Brasileira – RJ – 25 a 28/7